domingo, fevereiro 24, 2008

Uma aventura na Rodovia Fernão Dias.

O João-de-barro, construindo o ninho no flamboyant....
O casal de passarinhos ficou num vai e vém danado,e eu ali, registrando tudo,antes,tivesse ficado lá mais tempo...rsss...
Sabem porquê?Olha aí...o que eu peguei mais para frente...um congestionamento,como nunca se viu na estrada...kkkk...
Essa é a Andreia, que posou para minha foto....
Adivinhem onde fiz essa foto?

Pois é amigos...fui fazer compras em Minas,como faço todo mês.
Só que dessa vez, a viagem foi diferente...
Faz 12 anos que viajo pelas estradas de Minas e nunca havia acontecido nada,até que...aconteceu.
A Lanchonete do Vale, fica perto de São Gonçalo do Sapucaí,toda vez passo por lá para tomar um cafézinho e comer um delicioso pão de queijo.Ao lado tem um pequeno flamboyant,com várias casas de joão-de-barro.Toda vez que passo por lá,eles estão fazendo uma casa nova.
Aí então,fico ali por um bom tempo,fotografando-os, para mim é uma grande alegria vê-los fazer a casa.São muitos ligieros,enquanto um vai batendo com o bico para assentar o barro, o outro vai buscar e assim sucessivamente.
Fiz várias fotos,parece até que eles me conhecem,porque não se preocupam com a minha presença.
Me despedi deles e voltei para a estrada....mas andei uns quilômetros a mais e pronto...tudo parado...e eu que tinha marcado hora, com uma pessoa em Bom Sucesso para ver um trabalho novo.Parei bem em frente a cidade de Carmo da Cachoeira...um sol danado,sabe aquele dia maravilhoso para viajar?
Pois é...mas não para ficar no meio da estrada com ele na cabeça..rsss...
Desci e fui conversar com um motorista de um caminhão,fiquei sabendo que estava acontecendo um incêndio num caminhão de móveis e os Bombeiros não haviam chegado ainda,e a liberação estava prevista para três da tarde...e eram 10 da manhã.
Já me aconteceu de tudo na estrada,menos ficar parada no asfalto,batendo papo com motorista de caminhão em plena Fernão Dias...he!he!
Tinha gente de todo lugar...o mais engraçado era um paraibano,veio me perguntar se eu não tinha medo de viajar sòzinha...e ele era uma boa pessoa,ajudava todo mundo...
A moça da foto era de Santa Catarina,viaja com o marido.Encostaram o caminhão no acostamento e fizeram almoço,pôde?
Debaixo do caminhão,tinham duas caixas:uma com mantimentos e outras com os utensílios,tinha até bule de alumínio.
Tava prá mim...rss...pedi para fazer as fotos..tudo muito bem organizado,tinha um armarinho com gavetinhas.Quem poderia pensar que embaixo da carroceria havia tudo isso?
Até filtro tem...a solidariedade que há entre eles,é lindo de se ver...conheci um outro que ao perguntar porque alguns estavam andando devagar e haviam parado,ele me respondeu:Tá agarrando lá na frente...e ele me disse prá eu andar no acostamento,então respondi que eu ia agarrar mais lá na frente...só foi risadas...
Resumindo, quando começaram a liberar a pista,já passava das três horas,isso sem contar que os bombeiros,só chegaram com três horas de atraso...kkk....
Cheguei ao meu destino..às oito da noite...e aí ...depois conto o resto...

quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Vou passando...e...fotografando...

Outro dia fui à uma feira de artesanato aqui na minha cidade e vi essa cena que me chamou atenção...uma hippie que vendia suas bijouterias na praça,tinha ao seu lado seu cachorrinho ao seu lado,dormindo tranquilamente...e que tranquilidade,meus senhores...he!he!...que folga,meu...rsss...
Lá vem a família de tartarugas...um atrás do outro,mesmo que lentamente...
Coisa que me entristesse...depredação dos Patrimônios Históricos...POR QUÊ? As belas Esculturas do artista José Alves de Taiobeiras-MG...São Francisco de Assis...As Mulheres Pequiseiras.
Dona Deusdelina, lá de Salinas...vende Condimentos no Mercado Central...sorridente deixando amostra,um filete de ouro nos dentes,seu maior xodó....
Como amo meu BRASIL....

quarta-feira, fevereiro 06, 2008

A riqueza de viver...na simplicidade.

Está é a linda Sandrinha...fritando os pastéis que.... a Léia,essa sorridente morenaça, autora da massa de pastel que...
não levou nem quinze minutos para fazê-la...
e o Marcio,namorado dela.gentilmente passou no cilindro...e o
Nilton,irmão da Léia,tratou logo de fazer os pastéis...rrrrsss...e eu fiz as fotos e a matéria...kkk...

Meus lindos amigos da cidadezinha de Resende Costa...
Durante 12 anos,viajando pelas estradas de Minas,fui conhecendo muitas pessoas em todo canto que passei...pessoas diferentes,de uma maneira simples de viver.
Pessoas essas que deixaram marcas na minha vida.Uma alegria contagiante de viver...podem ver pelas fotos apresentadas aqui.Viver sem stress,sem violência, torna as pessoas mais alegres.
Reúnem-se aos finais de semana nas "roças" como dizem,para curtir a natureza,tomar banho de cachoeira,fazer caminhadas pelas matas,andar à cavalo,tudo o que na cidade não temos mais a oportunidade de vivenciar.
E foi assim que,num belo dia conheci esse grupo de amigos,que nasceram na cidade,cresceram e passaram toda a infância juntos.
A Sandrinha,hoje casou-se e mora em Diadema,a Léia está noiva do Marcio,um enrola o outro para casar...he!he!rsss...o Nilton irmão da Léia é esse sorrizão que voces vêem aí.É espirituoso,brincalhão...uma graça.
Uma noite resolveram fazer pastéis para mim.Toda vêz que vou prá lá,eles inventam um jantar para mim.Esse dia foi a noite do pastel.
A massa foi feita pela Léia...o Marcio abriu a massa no cilindro...o Nilton recheou os pastéis,a Sandrinha fritou uma tonelada de massa...e eu...fotografei e me empaturrei de comer aquelas delícias.
Dá para esquecer essa turma maravilhosa?

Direto...do túnel do tempo...

Quem lembra do Fole?
Os baleiros,famosos no meu tempo de criança,adorava entrar nas mercearias ou bares para comprar bala chita ou sete belo,só para eu ter prazer de vê-lo girar...ah! tempo bom...
As balanças,ainda existem até hoje,não tão antiga quanto essa,mas mais modernas,mas essas ficaram para sempre na nossa memória....
Uma desnatadeira manual...lá do Museu da minha amiga Artista Plástica Celina em Resende Costa(MG)...ainda funciona que é uma beleza...
Café de bule,coado em coador de pano...não tem igual,o papel Melita que hoje usamos para coar o café,não tem o mesmo gosto.O bom mesmo é coar no pano...eu ainda tenho um aqui em casa.
Embora hoje haja diversas cafeteiras elétricas,eu ainda prefiro moer meu cafézinho na hora,orgânico de preferência...tem outro sabor.
Lá em Minas é comum as pessoas ainda "passarem" o café no coador como o da foto, o café vem direto da roça.Só que eu gosto do café forte e lá eles fazem mais fraco,como se fosse um chá.
Gosto de entrar naquelas padarias antigas,escolher biscoitinhos variados,pegar uma caneca de café e sentar na frente da padaria para ver o movimento na rua.E ali meus pensamentos voam longe,vou saboreando os biscoitinhos e pensando na vida...

sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Serra da Mantiqueira

Quem sobe a Serra da Mantiqueira em direção à cidade de Gonçalves,na estrada de terra que liga Córrego do Bom Jesus à Gonçalves,fica encantado de ver como a paisagem é linda....os campos floridos..de amarelo e lilás...
Uma região que tem muitos pássaros e casinhas de joão-de-barro,minhas paixões é claro,rrssss...parece que meu olho já viciou,encontro as tais casinhas em toda árvore que vejo....se vcs prestarem atenção na abertura da primeira casinha do lado direito,parece um passarinho,não?
Esse outro passarinho,fez pose prá eu fotografá-lo....
Lá de cima,vemos a pequena Córrego do Bom Jesus,pena que o dia estava meio nublado,então as fotos não sairam nítidas...
Essas florzinhas amarelas,ficam à beira da estrada...tem campos inteiros dessa graça...
Quem anda naquelas bandas..rss...jamais esquece...