




O dia estava chuvoso,mas tínhamos pouco tempo de permanência na cidade de São Gonçalo,no dia seguinte iríamos embora.Então aproveitamos para passear mesmo com uma pequena garoa que teimava em cair,e fomos conhecer o povo da cidade.
Avistamos uma pequena igrejinha no topo de uma ladeira e para lá nos dirigimos,foi aí que conhecemos D.Helena.
Uma pessoinha alegre,baixinha e muito prosa.Convidou-nos para entrar em sua casa,para mostrar uma coisa preciosa.
Ah! que lindo....num pequeno cômodo da casa,lá estava a preciosidade de D.Helena.Um presépio original.feito de pequenos bonecos de cerâmica que ela mesmo fabrica...casinhas de barro....fogãozinho à lenha,boizinho,galinhas,tudo em miniaturas,e lá no canto uma pequena manjedoura vazia,esperando o Menino Deus.Ah! quanta criatividade naquela figura tão pequenina e carismática.Então contou-nos sua história.
O presépio,começou com sua mãe ainda moça,ia na casa das pessoas e na igreja montar presépios, ela e uma prima.Antes dela falecer,passou o ofício para a filha Helena.Que ia fazer os presépios nos vizinhos e o seu também.Depois de uns anos,resolveu cuidar do presépio dela,da sala foi para o pequeno quarto,e a coisa foi crescendo,cada ano inventava uma peça nova.Os turistas chegaram,e começaram então a fazer romaria na casa de D.Helena.Ficavam admirados de ver tanta belezura junta,então passaram a enviar pelo correio uma peça para o presépio,então D.Helena,não conseguiu mais desmanchar o presépio e ficou lá no pequeno quarto,para visitação de turistas.
O Presépio é interessante,pois tem as pequenas criações de D.Helena,e os objetos modernos que as pessoas enviam para ela.
Ela ficou famosa,já saiu em muitos livros e revistas.
A casa é bem simples,não tem forro,não tem quase nada...mas tem uma coisa valiosa:Ela e a ternura com que ela nos recebe.
O fogão que desmonta,é lindo,e lá sempre tem um bule de café para as visitas...rsss...
Sentamos na soleira da porta e ficamos até a noitinha,ouvindo os contos dela,mostrando as revistas e livros sobre a vida simples que leva.Tem um único filho que mora em BH e de vez em quando vem visitá-la...ah! foi muito bom conhecê-la,passamos a valorizar mais a vida...