domingo, agosto 10, 2008

Assim caminha a humanidade....

Andar descalços em procissão...faz parte de graças alcançadas...
Andor de Santa Terezinha,a Santa das rosas...linda....
Procissão de Corpus Christis...em São João da Boa Vista-SP...
Procissão do Bom Jesus em Córrego do Bom Jesus-MG...agosto de 2007....

Toalha de linho bordada pela minha mãe....
Todo ano participo de várias procissões em algumas cidades.Faço esse ritual,desde criança.
Venho de uma família muito religiosa,cresci dentro da Igreja Católica e acompanhava desde pequena,as procissões com minha mãe e quando tive meus filhos,continuei a fazer o mesmo.
Tanto é que um deles,vai comigo à missa todos os domingos.
Sempre achei lindo e folclórico a procissão.Acompanho com muita alegria no coração,gosto de ver os andores enfeitados,fico vendo as pessoas carregarem os andores nos ombros,embora sejam pesados,parecem que eles flutuam por onde passam.
Minha mãe uns anos antes de falecer,bordou essa toalha(foto) para a igreja de Santa Luzia da cidade em que nasci Pracinha..no final do ano quando estive lá,passei na Igreja para ver se ainda existia,lá estava a toalha dobrada e eles a colocam em ocasiões especiais,minha mãe bordava muito bem,lembro que ela fez uma promessa à Sta.Luzia e ao conseguir a graça,bordou uma toalha de três metros e ofereceu em agradecimento.
Participei das comemorações do dia do Bom Jesus,durante essa semana lá em Minas.
A procissão foi à noite,a luz de velas, haviam quatro mil pessoas na pequena cidade de Córrego do Bom Jesus,imaginem vcs,a cidade tem 900 habitantes...foi uma coisa linda linda...emocionante...

7 comentários:

  1. Com certeza Sonia, é muito emocionante.
    Gostei deste post querida, acho que pq mexeu com minhas lembranças tb.
    Super beijo

    ResponderExcluir
  2. Zazá

    Eu vou escrevendo e as palavras vão saindo soltas e depois quando vou reler,as vzs até choro e nem acredito que fui eu quem escreveu tudo aquilo...rsss...
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Sônia !!

    passeando pelos blogs digo que o seu me atraiu pelo nome rs... mas depois de ver Santa Terezinha então pensei comigo...que lindo... sabia que algo bem especial encontraria por aqui rsrs... apesar de não ser católica tenho fé em Santa Terezinha e sempre fui atendida pela 'amiga' eu à chamo assim e me identifico com ela pela força e a alegria da fé dela segundo li sobre sua história, muito bonita por sinal.

    Bem adorei este post e também relembrei minha infância quando acompanhava meus pais nas procissões...

    Beijinhos,
    Nancy - Conversa Fiada

    ResponderExcluir
  4. Nancy

    Eu sempre gostei da Santa terezinha.
    Meus avós eram portugueses,minha avó trouxe consigo,uma imagem linda,quando veio para o Brasil.
    Um pouco antes dela falecer,um dia ela me disse que quando ela falecesse que a ima gem seria minha.
    Mas um dia quando cheguei na casa da minha tia,soube que a Santa havia caído e partido em vários pedaços.Minha tia ao invés de mandar restaurá-la,levou para o Cruzeiro no Cemitério eu havia acabado de me formar em Artes Plásticas e sabia como restaurá-la.Vc nem imagina o quanto senti,mas como muitas amigas sabiam da minha adoração pela Santa,fui presenteada com várias imagens,vindo de Portugal,da França e de Israel,tenho de todo jeito.Tenho um santuário aqui em casa.São as minhas proteções nas muitas viagens que faço à Minas Gerais e outros lugares.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Sonia, mas uma coincidência.Tenho paixão pela miha irmãzinha,Sta Terezinha.E adorei ver que este costume ainda perdura.lembra minha in^ncia aqui em Minas.Hoje não tem mais..Uma pena né?
    Amei seu blog.Voltarei sempre
    bjus querida e muito obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Suely

    As cidades menores em Minas,ainda conservam esses costumes,ainda bem.E fazem de tudo para não perder essa características.São fervorosos e fazem questão de não deixar cair no esquecimento as datas santificadas.Viajo muito para muitas cidades mineiras e posso checar isso de perto.Fazem muitas festas para o Dia do Santo,principalmente procissões,regadas também há muitas festas religiosas.
    Abços

    ResponderExcluir
  7. Andar descalços em procissão...faz parte de graças alcançadas... Sim, mas mesmo fora das procissões e do âmbito religioso é um belo e salutar estilo de vida.

    http://www.barefooters.org

    https://www.facebook.com/groups/154478328053890/

    ResponderExcluir