Minha foto
Sou Sonia Novaes,Artista Plástica. Gosto de fotografar a natureza,os pássaros,o cotidiano. Gosto de poesias,escrevo alguns contos das viagens que faço e adoro culinária. Adoro fazer novas amizades e tenho muito carinho,por todos que conheço. Trabalho com artesanatos,cerâmica,patch sem agulha e tear manual. Confecciono colares e brincos de fuxicos. Certas palavras podem dizer muitas coisas; Certos olhares podem valer mais do que mil palavras; Certos momentos nos fazem esquecer que existe um mundo lá fora; Certos gestos,parecem sinais guiando-nos pelo caminho; Certos toques parecem estremecer todo nosso coração; Certos detalhes nos dão certeza de que existem pessoas especiais, Assim como você que deixarão belas lembranças para todo o sempre: Vinicius de Moraes

terça-feira, março 27, 2012

Os maravilhosos cadernos de receitas antigos.





Essa é a D.Maria Lucia proprietária do Sítio em Monteiro Lobato.
Além de fazer essas delícias,ela pinta e faz bordados.As bonequinhas lindas,que lembram as histórias de Monteiro Lobato,estão por toda parte,até no meio das receitas antigas.
Chegamos num dia em que ela e o ajudante,estavam fazendo bolachinhas,sequilhos,aí que delícia.Pedi autorização à ela para fotografar os cadernos de receitas antigos que ela possui e publicá-los no meu blog.
Sou apaixonadíssima por cadernos assim,acho que já contei aqui no meu blog,sobre esses cadernos que são minhas paixões.Depois que publiquei numa revista de culinária há muitos anos atrás sobre minha paixão,recebi receitas do Brasil inteiro,inclusive cadernos antigos que pessoas me doaram.Guardo até hoje com muito carinho,porque são relíquias.Tenho muitas amigas que admiram o trabalho que faço e sempre quando me visitam,me trazem de presente,livros de receitas e cadernos escritos ainda com caneta tinteiro,nossa sou capaz de trocar uma viagem para qualquer parte do mundo,por uma relíquia dessa natureza....rsss.
D.Maria Lucia,além das bolachinhas que faz para vender para turistas,faz também doces em calda,de pastas,geléias,conservas.Ela tem um pomar cheio de frutas,uma beleza,além de muitos animais de criação.O lugar é tranquilo e de muita paz.Aqui encerro,mais uma das minhas viagens que faço por essas estradas brasileiras.
Obrigada,Dona Maria Lucia,por receber-nos com tanto carinho.Que Deus abençoe todos voces.

17 comentários:

Fernanda B disse...

Lembro do caderno de receitas da minha mãe e quando ela pedia pra mim ou para a minha irmã escrevermos uma receita nova. Era exatamente essa a imagem que eu tenho dos cadernos. Essa caneta azul manchada. Uma pena que cada vez mais vem se perdendo o costume de cadernos por conta das facilidades da internet.

Flora Maria disse...

Que delícia de viagem e de postagem, Sonia !

Também adoro esses cadernos e suas receitas. Os meus nem são tão antigos assim - início dos anos 70!
Herdei da minha sogra, mas também não são tão antigos, desses com tinta de verdade !

Parabéns pelo trabalho de resgate.
Dá até para fazer um mini-museu com eles, não é mesmo ?

Beijo

COLHENDO FLORES ENTRE ESPINHOS disse...

nossa que legal! tenho os meus aqui também...
bjs
juliana

clau disse...

Verdade, Sonia.
Encontrar um destes é um achado sempre bem vindo!
Principalmente agora que eu mm, estou às voltas tentando achar um,que teria mais de 30 anos, e que era meu mm! rss rss
Bjs!

Tina disse...

TAMBEM AMO ESTES CADERNOS!
QUANDO MINHA SOGRA FALECEU ACHAMOS UM CADERNO ANTIGUÍSSIMO, COM MUITAS RECEITAS, QUIZ FICAR COM ELE, MAS MEU CUNHADO NÃO DEIXOU...FIQUEI TRISTINHA RSRSRSR
BJS
TINA ( MEU CANTINHO NA ROÇA)

VERA LÚCIA disse...

Realmente esses cadernos contam
histórias. Embora fique feliz por
você receber doações, por outro
lado me surpreende de ver
pessoas que não têm amor a essas
preciosidades e se desfazem
delas. É estranho, não acha ?
Enfim, melhor para você, que sabe
dar o devido valor a essas
verdadeiras jóias.
Beijinhos.
Vera

VERA LÚCIA disse...

Realmente esses cadernos contam
histórias. Embora fique feliz por
você receber doações, por outro
lado me surpreende de ver
pessoas que não têm amor a essas
preciosidades e se desfazem
delas. É estranho, não acha ?
Enfim, melhor para você, que sabe
dar o devido valor a essas
verdadeiras jóias.
Beijinhos.
Vera

. disse...

Nanda

Voce tem toda razão Nanda,a internet infelizmente nesse ponto falhou...rsss..porque era tão maravilhoso copiarmos receitas nos cadernos,não é mesmo?Eu mesma tenho muitos cadernos antigos escritos com bic.
Bjs

. disse...

Flora Maria

Sabia amiga,que lá em Avaré,uma das minhas irmãs criou um Museu,com todas coisas que achávamos que não poderíamos deixar perder,que daqui há anos será uma verdadeira relíquia.São mimos,peças ,cadernos ,livros que meus pais deixaram.Então todos nós,sempre levamos algo para acrescentar no Museu dos Novaes.
Bjs

. disse...

Juliana

Acho que, quem é sensível,sempre guarda uns mimos desses,não?
Bjs

. disse...

Clau

Se procurarmos nos nossos "guardados"....rsss..com certeza acharemos alguma coisa,não?Outro dia uma amiga me mandou ,sabe o quê?
Um santinho da minha primeira comunhão,acredita?Ela também foi mexer no baú e encontrou meus santinho,com data de 1962...isso que é um achado...rss..
Bjs

. disse...

Tina
Minha mãe tinha muitos cadernos,quando ela ficou doente,uma faxineira dela,fez uma limpeza na casa dela,deu até caso de polícia,foi um horror.
Bjs

. disse...

Vera Lúcia

Tenho tantas receitas antigas que coleciono que daria para montar uma pequena livraria aqui em casa...rss.
Bjs

Rasia disse...

Sonia,
que linda sua idéia de postar as fotos de antigos cadernos de receitas! É história de muitas vidas em cada um deles. Tenho uma amiga que fez uma tese sobre os cadernos!

valbielik disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
valbielik disse...

Meus alunos estão montando cadernos com receitas das suas famílias, além do lado artístico de enfeitar o caderno tem a questão do patrimônio imaterial que são essas receitas para cada família.

Unknown disse...

Olá Sônia! Infelizmente não consegui encontrar seu e-mail de contato.

Meu nome é Priscilla e estou começando o projeto Lembranças Culinárias com o objetivo de reunir fotos de cadernos de receitas de família! Uma tradição tão bonita essa de escrever à mão uma receita (o que hoje em dia dificilmente fazemos por conta da facilidade da internet)!

Li sua postagem "Os maravilhosos cadernos de receitas antigos". Gostaria muito que estes fizessem parte do acervo do Lembranças Culinárias com um pouco da história de cada um! O que você acha? :)

Facebook: https://www.facebook.com/lembrancasculinarias
Tumblr: http://lembrancasculinarias.tumblr.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...