Minha foto
Sou Sonia Novaes,Artista Plástica. Gosto de fotografar a natureza,os pássaros,o cotidiano. Gosto de poesias,escrevo alguns contos das viagens que faço e adoro culinária. Adoro fazer novas amizades e tenho muito carinho,por todos que conheço. Trabalho com artesanatos,cerâmica,patch sem agulha e tear manual. Confecciono colares e brincos de fuxicos. Certas palavras podem dizer muitas coisas; Certos olhares podem valer mais do que mil palavras; Certos momentos nos fazem esquecer que existe um mundo lá fora; Certos gestos,parecem sinais guiando-nos pelo caminho; Certos toques parecem estremecer todo nosso coração; Certos detalhes nos dão certeza de que existem pessoas especiais, Assim como você que deixarão belas lembranças para todo o sempre: Vinicius de Moraes

terça-feira, abril 10, 2007

Eis minha doce amiga...D.Maria...






Ela é doce e meiga...minha adorável amiga D.Maria...mineirinha da gema...
Quando contei a história dessa guerreira,foram tantas as mensagens que recebi, que o site do cyberccok, resolveu criar uma página, baseado nas histórias que eu escrevo lá diariamente, com o título de:A receita e sua História...e para inaugurar a página...a história da minha grande amiga D.Maria foi escolhida, para abrir o link...
Fiquei muito feliz, pois de todas as histórias que escrevi até hoje, essa foi a que mais me tocou.
D.Maria mora emResende há muitos anos...nasceu na roça...criou um mundão de filhos, e até hoje todos são casados, mas moram ao redor de sua casa.Todos trabalham muito, alguns com tecelagem, o marido e os filhos homens, tocam uma Oficina que fabricam carros de bois, fazem peças com ferro...cadeiras...mesas e outros acessórios.
Ela então, não sai da cozinha...sempre quando passo por lá para visitá-la, encontro-a mexendo as panelas, no fogão à lenha...e está sempre sorrindo...trabalha muito...mas muito mesmo...mas nunca a vi reclamar de nada...uma santinha...
Nesse dia que cheguei à sua casa, era o dia de fazer as quitandas.
Ela então estava fazendo pamonhas e broas de pau-a-pique, além de bolachinhas e sequilhos...
Como foi lindo vê-la fazer as broas de pau-a-pique...acompanhei todo o processo, desde a ida dela ao pomar, buscar as folhas de bananeira...até o enrolar a massa dentro da folha...e levá-las ao forno de lenha...
Fotografei tudo...e D.maria ia fazendo aquelas coisinhas tão lindas, na maior calma do mundo...e o cheiro que exalava...meu Deus...nem tenho palavras para descrever a minha emoção de ver tudo aquilo...jamais vou esquecer...
Todas às vzs que volto lá na cidade, dou um jeito de visitá-la e não saio de lá, sem as orações que ela faz para mim, na beira do fogão...
D.Maria acho que nasceu Santa...até no nome....

8 comentários:

Unknown disse...

Sônia, mais do que oportuna a inaguração da página com a doce Dona Maria. E quem ficou com lágrimas nos olhos fui eu, com essa história delicada. Beijos

Fer Guimaraes Rosa disse...

que lindas essas mulheres, Sonia. um pouco triste, pelas condicoes que poderiam ser melhores, mas contrabalancado por essa imensa docura. Fico super comovida e emocionada... beijos!

Karen disse...

Um dia ainda pego carona com você para conhecer toda essa gente admirável!

Tetê disse...

Soninha,só vc com toda sua sensibilidade para falar com tanto carinho dessa grande mineirinha da gema D.Maria. Quem sabe eu tb pego essa carona e um dia iremos visitá-la e saborear esses quitutes maravilhosos !!! Abraços Tê

. disse...

Dadi...Fer...Karen...TÊ...

Cêis sabe né amigas, o quanto curto essas minhas viagens à MInas Gerais...
Um dia vou alugar uma Van e vamos todas para lá...já convidei um montão de vêzes...mas uma pôde, e a outra não...mas um dia dará certo...
Beijos no coração...
Sonia Novaes

Marina disse...

Sônia,
quando for à Minas descubra como é feito esse forno caipira com tonel reciclado... aqueles que vêm com óleo ou querosene, sei lá. Minha sogra, também mineira tinha um no seu quintal... gostaria de fazer um, mas não sei como fazê-lo.
Marina

Fogão a Lenha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fogão a Lenha disse...

Sonia qui história, linda D.maria me lembra minha vovó, que ja se foi minha vovó era assim tbm sempre a beira do fogão de lenha vovó fazia uma comida maravilhosa no fogão a lenha,Vovó aurélia, tbm fazia umas broas maravilhosa,quanta saudade do tempo de creiança lá na roça...Ah...tomei a liberdade de compartilhar a história de D.Maria no meu Facebook e foi um sucesso,indiquei seu Blog para meus Fã do meu Facebook.Suas histórias são maravilhosa, e história como da D.Maria de Resende tem que ser compartilhada para ser feliz não é preciso ter dinheiro...Sonia voçe ja pensou em mandar a história de D.Maria para a ana Maria Braga do Mais voçe da globo seria tudo de bom...me apaixonei pela D.maria fiquei com água na boca daquelas Broinhas...hum...qui fome qui deu minina.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...