Minha foto
Sou Sonia Novaes,Artista Plástica. Gosto de fotografar a natureza,os pássaros,o cotidiano. Gosto de poesias,escrevo alguns contos das viagens que faço e adoro culinária. Adoro fazer novas amizades e tenho muito carinho,por todos que conheço. Trabalho com artesanatos,cerâmica,patch sem agulha e tear manual. Confecciono colares e brincos de fuxicos. Certas palavras podem dizer muitas coisas; Certos olhares podem valer mais do que mil palavras; Certos momentos nos fazem esquecer que existe um mundo lá fora; Certos gestos,parecem sinais guiando-nos pelo caminho; Certos toques parecem estremecer todo nosso coração; Certos detalhes nos dão certeza de que existem pessoas especiais, Assim como você que deixarão belas lembranças para todo o sempre: Vinicius de Moraes

domingo, dezembro 09, 2007

As meniinas do Vale do Jequitinhonha

As esculturas em cerâmica das meninas do vale como são chamadas ou viúvas da seca, são um espetáculo à parte.Não sei dizer para vcs,qual era a mais bonita.De um tremendo bom gosto,essas pequenas esculturas deixa qualquer ser humano admirado de tamanha riqueza de detalhes....
Os mini-buquês de flores são soltos...vc tb pode colocar as sempre-vivas,florzinhas delicadas do cerrado mineiro....
Essa é a escultura do João Alves de Taiobeiras...um grande artista auto-didata,premiado no mundo inteiro...
Outra escultura do João a Biscoiteira,são baseadas nas grandes quituteiras mineiras, que fazem de seus dotes culinários o sustento para toda família,vendendo em suas casas os biscoitinhos e rosquinhas deliciosas.Muito bem lembrado pelo João,a homenagem a essas grandes mulheres do cerrado mineiro.
Lá no Norte de Minas, o pequi nasce em qualquer lugar da estrada.Agora é a época da colheita desses frutos,estão por toda parte nos mercados de todas as cidades.São vendidos com casca ou descascados,compramos alguns e ganhei uma receita da esposa do João,de arroz com costelinha de porco e pequi...já fiz, ficou uma loucura.
Sobre a escultura:a Pequiseira...mulher descascando os famosos pequis...não é uma graça?

8 comentários:

Aninha Pontes disse...

Sonia meu bem, os trabalhos são realmente lindos.
Já ouvi muito falar na comida com pequi, mas nunca comi.
Obrigada pela visita.
Um beijo

graça pinheiro disse...

Oi Sônia, lindo o seu blog,fiquei
encantada com estes trabalhos.
Huumm, vendo o pequi assim descascado dá até vontade de comer
aquele arroz...Parabéns
bjs
graça pinheiro

Monica disse...

Sonia querida, seus dois posts me lembraram e muito a minha querida tia Maria que faleceu ano passado.
A linda Maria de sua foto, se parece demais com a minha Maria, a mesma feição e simplicidade.
Minha tia também tinha a "mania" de andar com lencinhos na cabeça, e usava sempre o avental, que aos poucos fui tirando, já que ela não trabalhava mais, eu que cuidava dela.
Ela era mais morena, minha avó costumava dizer que ela era "bugra" (descendentes de indios), já que ela tinha "pego pra criar" qdo ela tinha 9 anos, e não se sabia ao certo de onde vinham os pais.
E a escultura, a senhorinha fazendo as "quitandas", que coisa mais rica.
Me deu saudades...
Bjos,
Monica

. disse...

Aninha

Uma vez comi um frango com pequi de uma amiga aqui em Campinas.Mas não gostei,acho que ela não deixou chegar no ponto,então detestei o tal do pequi.Agora aprendi a fazer e ficou delicioso.
Bjs

. disse...

Graça

O pequi tem que saber fazer para ficar saboroso.
Conversando com um amigo goiano,ele me disse que o fruto do pequi,sustenta mais do que carne,diz que é poderoso.
A cor parece com gema de ovo e lembra tb abacate porque a gema vem grudado na popa.
Bjs

. disse...

Monica

As esculturas do artesão João Alves,são verdadeiras obras primas.Retrata a vida na zona rural de mulheres simples,mas lutadoras,vale a pena conhecê-lo.
Bjs

telma disse...

extremante belo o artesanato do meu Vale do Jequitinhonha

Anônimo disse...

Estou encantado com o que vi, o mercado de Montes Claros eu conheço.Obrigado por compartilhar tudo isso para nos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...