Minha foto
Sou Sonia Novaes,Artista Plástica. Gosto de fotografar a natureza,os pássaros,o cotidiano. Gosto de poesias,escrevo alguns contos das viagens que faço e adoro culinária. Adoro fazer novas amizades e tenho muito carinho,por todos que conheço. Trabalho com artesanatos,cerâmica,patch sem agulha e tear manual. Confecciono colares e brincos de fuxicos. Certas palavras podem dizer muitas coisas; Certos olhares podem valer mais do que mil palavras; Certos momentos nos fazem esquecer que existe um mundo lá fora; Certos gestos,parecem sinais guiando-nos pelo caminho; Certos toques parecem estremecer todo nosso coração; Certos detalhes nos dão certeza de que existem pessoas especiais, Assim como você que deixarão belas lembranças para todo o sempre: Vinicius de Moraes

sábado, março 08, 2008

À todos meus companheiros de luta....

A bela Estação Anhumas - Campinas(SP)
Locomotiva Inglesa...
A pequena Estação Anhumas....
Viajamos ao som de uma bela sanfona...
Os Carros de Passageiros...e lá vamos nós...embarquem comigo nessa viagem fantástica.

Meu filho me convidou para uma viagem que com certeza sabia que eu gostaria...viajar de Maria Fumaça até à pequena Estação de Carlos Gomes,onde existe um Museu de recuperação de Locomotivas e bondes.
O dia estava convidativo...uma bela manhã de muito sol e um dia especial também:Dia Internacional da Mulher.
Chegamos às 9:30 da manhã e a pequena estação já estava lotada...muitas excursões e alunos da PUC, faculdade que meu filho estuda.
Senti uma emoção muito forte...pensei nos meus amigos:Jorge,Amaury, Mariza e Daltozo...sei que gostariam também de estarem ali comigo, para partilharmos da mesma emoção.
Amigos esses que lutam,tanto quanto eu para verem as Estações desativadas,serem restauradas e devolvidas ao público com outro objetivo.
Faz uns três anos mais ou menos que venho divulgando fotos de Estações que visito,nas cidades em que passo.Me aliei a mais três amigos para lutar pela restauração das estações ferroviárias da cidade que nascemos e passamos nossa infância e parte da adolescência:Lucélia.
A Estação desde que foi desativada na década de 70, foi sendo destruída aos poucos,por vândalos,mendingos e pombos.Ao vê-la nesse estado lastimável,começamos a nos movimentar enviando e-mails para Prefeitura e jornais locais.
Não foi fácil convencer os representantes da pequena cidade,que achavam que teriam que dar prioridades para coisas mais importantes.
Quando se fala em Cultura no nosso país,ou preservação de Patrimônios históricos, lá vem meia dúzia de indivíduos, querendo atrapalhar e dizendo que isso não é o mais importante,que existe outras prioridades...blá..blá...e fica por isso mesmo...eles não apresentam outros projetos e procuram "melar" o que outras pessoas propõem.Estamos cansados de ver como funciona a coisa pública no Brasil.
Não demos chance...fomos atrás de pessoas que sabíamos que poderiam nos ajudar..e finalmente conseguimos que o Prefeito, arranjasse verba para a recuperação do local.
Já começaram a reforma, um tanto lenta,mas temos que agradecer o apoio e incentivo que nos deu.Estive no final do ano em Lucélia e fui lá para conferir...foi emocionante.
Fizemos uma enquete com as pessoas da cidade através da internet,para sugerirem o que gostariam que fosse feito no local.
As pessoas pediram um Espaço Cultural.
E logo que terminarem a restauração..iremos para a inauguração do novo Espaço.
E amanhã então,contarei a viagem inesquecível....até....

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...