terça-feira, agosto 25, 2009

Vamos divulgar

Isso é um abuso de poder.
Enquanto batalhamos para preservarmos nossos patrimônios históricos,quem é leigo no assunto,tenta destruir o pouco que ainda resta.
Sou contra demolições de todas as espécies,a não ser que o imóvel corra risco de desabamneto,caso contrário,sou completamente rigorosa no descaso e descalabro que tenho visto por aí.
Porque demolir,se podemos preservar?
Porque a Capela é pequena,então vão desmanchá-la?
Faça outra ao lado,mas desmanchar o que já está feito e como diz o reporter:Capela construída na década de 40..é uma RELÍQUIA...acho que temos que tentar impedir esse assassinato,construir um prédio maior?Para quê?Será que há tantos fiéis assim?Não bastam os que tem?
Por favor,quem ler essa matéria,passe para frente,quem sabe consigamos impedir tamanho desperdício.Temos que preservar os prédios históricos.Viram o que fizeram com o Teatro Municipal de Campinas?
Isso é interesse comercial,alguém sempre lucrará com isso,com certeza.
Daqui uns anos,se as coisas contnuarem como estão,não teremos mais patrimônios históricos e nem Memória.
Povo sem Memória...Povo sem História.

segunda-feira, agosto 24, 2009

Os queijos da Dona Maria José

A massa sendo sorada...
Dona Maria tirando o soro...

A massa...delícia...



Os queijos prontos...


O cafézinho moído na hora...como o queijo feito por Dona Maria José...
Minhas amigas e eu chegamos no Sítio do Sr.João e Dona Maria,no dia certo.
Lá estava ela fazendo os lindos queijos para vender.
Quando eu era pequena,via minha màe fazendo queijos e ao ver a D.Maria fazer isso,fiquei emocionada,pois é o mesmo processo que minha mãe fazia.
O lugar em que ela fabrica os queijos,é muito limpinho e bem arejado,não entra nem pensamento....rsss...
Uma higiene perfeita, tem que ser assim para não serem contaminados.
Deliciosos,vcs não fazem idéia como aquilo é gostoso,a massa perfeita e vendem os queijos muito bararto,para o trabalho que dá.Vende cada um há sete reais,se vc comprar aqui no Supermercado,um grande sairá por volta de 15 a 17 reais.Sem contar que não tem o mesmo sabor,porque o dela é bem artesanal.
Sentamos na mesa para tomar o cafezinho que nos ofereceu com tanto amor...
Que família maravilhosa,nunca vou esquecer,ganhei até um mamão que colheram no pé...
Logo voltarei lá novamente...



O sítio da D.Maria José ...

O forninho onde são assadas as quitandas...
O belo fogão à lenha...

Eu e D.Maria José...


Sr.João e D.Maria,casal simpático..




A doce Dona Maria José....
Em uma das festas religiosas que fui no Córrego do Bom Jesus(MG),encontrei D.Maria José...ou Fiinha,como as pessoas a conhecem.
Estava lá toda família reunida para a festa de São Benedito.O marido jogava aquele bingo doido...rsss...fiquei ali observando e ela se aproximou.Estava bonita...linda...o povo das cidadezinhas pequenas,quando vão para a cidade dia de festas,usam a melhor roupa que tem,o calçado novo,se enfeitam e vão lá para a cidade curtirem a festa.Quem tem carro,vai de carro,quem não tem vai de charrete ou no lombo do cavalo mesmo,mas ninguém perde a festa...eita gente boa.
Ficamos ali proseando as duas,como se fôssemos duas velhas amigas.O tempo foi passando,então ela me disse que morava num sítio perto da cidade e convidou-me para ir lá na festa de São João.Que a festa lá era a melhor da região,fiquei curiosa, gravei bem o nome dela e o bairro onde ficava o sítio,mas quando a festa aconteceu,acabou coincidindo com o orkontro de amigos da minha cidade e eu quem organizara,não consegui ir porque foi no mesmo dia.Esse ano também não consegui ir,porque meu marido fez uma pequena cirurgia e foi na mesma época.Mas agora no início de agosto,resolvi ir até lá para procurar o sítio dela.
Ela nem acreditou quando me viu lá,mas é lindo o lugar que ela mora,cercada de muita água, de vegetação rasteira e muitas araucárias.
Cheguei no dia certo,lá estava Dona Maria fazendo queijo,pois tiram muitos litros de leite todos os dias.
Ganhei na loteria,não poderia ter escolhido dia melhor...o quartinho onde ela faz os queijos,é muito limpo e acolhedor,livre de moscas e pó.Essa é uma história que quero contar depois,e com fotos.
Quem me levou até o sítio dela,foi uma sobrinha que conheci por acaso,ficamos lá um tempão conversando com ela,minhas amigas,companheiras de viagem,adoraram conhecê-la também.Fotografamos tudo o que vimos lá,D.Maria ficava meio constrangida ao tiramos fotos dela,mas mesmo tímida,dava aquele sorriso meigo e ficamos encantadas com ela.
Gosto muito desse tipo de aventuras que faço,me sinto realizada,não sou muito de cidade,gosto mais de mato,de cheiro de terra molhada,de contato com pessoas simples,sem orgulho e gosto de sentar em tronco de árvores para ouvir os muitos "causos"que eles contam.Passo horas ali,ouvindo as histórias de vida deles.Ainda bem que dessa vez,levei comigo as pessoas certas,porque também gostam do que eu gosto,mas muitas vêzes vou sozinha e fico ali perdida no mundo deles,esqueço até que tenho casa,marido e filhos.....rsss...

Meu blog é de ouro...


Recebi esse selinho de uma amiga muito querida,que tem um blog maravilhoso Receitas de Todos os Dias,da minha amiga Bete.
As receitas postadas por ela são maravilhosas,podem conferir.
Tenho que indicar para quem enviarei o Mimo,mas como tenho muitas amigas,vou indicar enviando particular,me desculpem,mas fico meio perdida quando tenho que enviar apenas para cinco pessoas,porque tenho um montão de amigas que tenho certeza que também gostariam de ser presenteadas com esse lindo selinho.
As regras são as seguintes:
A premiação tem as seguintes regras de ouro:1 – Exiba a imagem do selo Blog de Ouro.2 – Poste o link do blog de quem te indicou.3 – Indique 5 blogs de sua preferência.4 – Avise seus indicados.5 – Publique as regras.6 – Confira se os blogs indicados repassaram o selo.
Obrigada,Bete por ter me escolhido para ser merecedora desse selinho.Demorei para publicar,porque não sabia como fazê-lo,mas adorei a idéia.

domingo, agosto 16, 2009

Fotografando o ipê do ...coração.
















Mas que passarinho esperto,esse João de Barro,olha só o lugar que ele resolveu morar...

Ipês amarelos















Ele ainda não está totalmente florido,ainda tem alguns botões fechados,acredito que mais dois dias,não veremos mais os galhos.
Quando começo a fotografar,me dá até um arrepio,fico muito emocionada de ver uma coisa tão linda,agradeço á Deus todos os instantes.
Encontrei entre as flores uma casa de João de Barro,não tinha visto antes,só hoje descobri-a entre as flores..ah! que felicidade....

sexta-feira, agosto 14, 2009

Viajando...pela estrada...

Um belo ninho de guachos...
Transparência...

Os canecos de Dona Josenilda na janela...


O varal de Dona Josenilda...



Subindo a Serra da Mantiqueira...
Tiramos um dia para subirmos a Serra da Mantiqueira rumo a cidade de Gonçalves.
A paisagem é linda de viver...quanto mais vc sobe,mais lindo fica.
Lá de cima,há quase 1300 metros de altitude,paramos para ver o vale.
Que coisa maravilhosa,enxergamos boa parte do sul de Minas,um verdadeiro espetáculo da natureza.
Três amigas perdidas no meio daquela vegetação toda.Tiramos muitas fotos,ficaram todas muito lindas.Quem gosta de cachoeira,mato,flores,casinhas não podem deixar de fazer esse passeio.
No caminho paramos para dar um alô para uma sra.que conheci o mês passado,quando meu marido e eu passamos por lá.
Dona Josenilda,tem um pequeno barzinho,ao lado de uma das muitas Igrejinhas que tem ao longo do caminho.
O lugar é muito simples,mas acolhedor e ela uma senhorinha ,muito simpática.Aproveitei para fazer algumas fotos de dentro do bar.
O varal estava cheio de roupas coloridas e da janela via-se o vale lá embaixo...lindeza.
Dona Josenilda gosta duma prosa,porque vive muito só com o marido,conversamos até...



Viajando com amigas

Cachoeira dos Pretos em Joanópolis...
Pequeno riachinho...

Eu e Noriko(Santo André)...


Eu e Soeli(Campinas)...



Noriko na porteira...quebrada...kkkk...
Conheci a Noriko no orkut na Comunidade de Londrina.
Descobrimos que estudamos no mesmo colégio e na mesma época,só que ela interna e eu externa,no Colégio Mãe de Deus em Londina..PR.
A Soeli é minha amiga em Campinas.
Um dia resolvemos viajar juntas.Todo ano vou na pequena cidade de Córrego do Bom Jesus(MG),para a festa do Padroeiro da cidade.Como sempre comentei com elas sobre a bonita festa que a cidade fazia,elas ficaram com vontade de ir também,um belo dia lá fomos as três para uma aventura emocionante.
Dia 03/08,ficou marcado para todas nós como início da bela aventura.
Pegamos a Fernão Dias rumo a Minas,resolvi dar uma chegada até Joanópolis para que elas conhecessem a linda cachoeira dos Pretos.Fomos parando pela estrada para tirarmos fotos...e que fotos minha gente,que paisagem maravilhosa até que chegamos na pequena Joanópolis,paramos para tomar um café numa padaria no centro da cidade.Pedimos uma xícara de café com pão de queijo,sentamos na escadinha da padaria e ficamos ali perdidas no tempo,olhando o povo da cidade que nos olhavam com interesse,acho que pensavam que éramos birutas...sentar na porta da padaria?rsss...ficamos ali um bom tempo,depois fomos tirar fotos no banco da praça.Vimos um prédio antigo,onde havia uma farmacia e achamos interessante ,pois estava escrito Farmacia,com PH,conservam o nome original até hoje...lindo.
A cidadezinha é pacata e o povo acolhedor.
E depois fomos para a cachoeira...eu já conhecia,elas ficaram encantadas com tudo que viram,mais fotos...e depois descemos para Minas...



Encontro em SP com a Nôni

Amigos do Orkut em SP...
Marga mostrando a lembrança que ganhou...sortuda...

Vanessa..Nôni e eu...


Vera(SP)...eu...Nôni(Estados Unidos),Kel(Campinas),marido da Kel,Oscar e filha Carolina...



Marga e eu...
No final de julho,marcamos um encontro de amigos orkuteiros em SP no Mercado Municipal.
Nos conhecemos virtualmente na Comunidade Revista Natureza,criada pelo Murilo,que trabalha como Engenheiro Florestal da revista.
Um dia,uma das nossas amigas,Nôni,nos disse que viria para SP visitar a família e combinamos então um encontro em SP no Mercado Central.
Vieram pessoas de todos os lugares do Brasil,foi um encontro emocionante,principalmente para a homenageada,nossa amiga querida Nôni Felipe.
Fizemos sorteios de lembranças que levamos e o Murilo,sorteou muitas mudas de plantas.
Foi um encontro inesquecível,de abraços apertados,de emoções incontroláveis,enfim um dia que ficou para sempre no coração de todos.
Já participei de muitos encontros um diferente do outro,fico pensando muitas vêzes,como pessoas tão maravilhosas,nunca se encontraram?
Mas sempre chega o dia,porque nada acontece por acaso...já estava escrito...





quarta-feira, agosto 12, 2009

Um rosto na multidão

Noriko e D.Maria...
Detalhe da trança...

D.Maria e sua trança...


Um belo sorriso...



Màos calejadas...




O reencontro

Procissão do Bom Jesus...ano de 2009..em Córrego do Bom Jesus..MG.
O andor da imagem do Bom Jesus...

O reencontro...


Ano de 2007...



Ano de 2008...
Córrego do Bom Jeus é uma pequena cidade do Sul de Minas,onde são preservadas as festas religiosas desde o nascimento da cidade,há mais de cem anos.
Desde que conheci a cidadezinha,por volta de quatro anos atrás,nunca mais deixei de frequentá-la.
Fico numa pousada de uma grande amiga que conheci através da internet...Pousada Dona Marica,de propriedade de Cleide Redfern.
O Padroeiro da cidade é Bom Jesus e leva seu nome.
Fica encravada no pé da Serra da Mantiqueira,é o lugar mais lindo que conheci até hoje.Toda vez que vou lá,subo a Serra com direção a cidade de Gonçalves,que também é outra graça.
A paisagem é magnífica,nada se compara aquilo lá.
Gosto de participar das festividades religiosas no mês de Agosto.O dia do Bom Jesus,é 06/08,mas duas semanas antes começa a grande festa.
A cidadezinha fica lotada de pessoas que vêem de todos os lugares do país...e lá estou eu também no meio da multidão.'Foi há três anos atrás, que descobri um rosto na multidão.
Um rosto marcado por rugas profundas,mãos calejadas,um aspecto de pessoa que labuta muito,mas o mais belo sorriso que já vi em toda minha vida.
Lá estava ela,bem ä vontade,em seu vestido de missa,com uma calça por baixo e uma bela trança no cabelo.
Sorriu ao me ver quando fotografei-a,tive ímpetos de beijá-la,mas me contive.
Fotografei-a de frente e de costa para atentar para o detalhe da trança.
Nunca a esqueci,de vez em quando lembro dela com carinho.
Ano seguinte lá estava eu de novo a procurá-la,por incrível que pareça no mesmo lugar,quando me viu sorriu,pareceu me reconhecer,não disse nada,mas nem precisava,porque abriu o sorrisão de novo..e ...plim...plim...fotografei-a de novo,me olhava com receio,o que será que passava pela cabeça dela?
Talvez quem seria a minha pessoa...quem sabe...
Esse ano,voltei novamente,com a esperança de vê-la de novo.
Procurei-a por dois dias,mas foi na'última noite que a vi.
Estava linda,comendo uma canjica na porta do salão Paroquial,onde acontecia a festa.
Ah! que carinha mais linda,parece que o tempo não passou para ela,porque o belo e doce sorriso era o mesmo.Quando armei a máquina para fotografar a minha amiga que estava junto comigo,ela virou e colocou o rosto,para que pudesse sair na foto também...ah!era o momento que eu mais esperava.
Fui fazendo várias fotos com ela e todas que eu fazia,ela sorria,como se estivesse gostando.
Quando terminei perguntei o nome dela:MARIA.
Só podia ser mesmo,nome forte da Nossa Senhora,mãe de Jesus.Tão linda quanto ela..abracei-a e agradeci pelas belas fotos que tirei dela.
Virei-me para sair e ela ficou olhando eu me afastar.
Sai dali tão feliz,que parecia que eu havia ganho na loteria.
Não a vi mais,sumiu na multidão,ficou apenas a saudade e a grande esperança de reencontrá-la novamente o ano que vem.