Minha foto
Sou Sonia Novaes,Artista Plástica. Gosto de fotografar a natureza,os pássaros,o cotidiano. Gosto de poesias,escrevo alguns contos das viagens que faço e adoro culinária. Adoro fazer novas amizades e tenho muito carinho,por todos que conheço. Trabalho com artesanatos,cerâmica,patch sem agulha e tear manual. Confecciono colares e brincos de fuxicos. Certas palavras podem dizer muitas coisas; Certos olhares podem valer mais do que mil palavras; Certos momentos nos fazem esquecer que existe um mundo lá fora; Certos gestos,parecem sinais guiando-nos pelo caminho; Certos toques parecem estremecer todo nosso coração; Certos detalhes nos dão certeza de que existem pessoas especiais, Assim como você que deixarão belas lembranças para todo o sempre: Vinicius de Moraes

sábado, julho 02, 2011

Fogueira e prosa





Lembro com saudades da época em que fazíamos festa junina,na nossa chácara quando eu era pequena.
Meu pai fazia aniversário no dia 12 de junho,véspera de Santo Antônio.
Fazíamos uma bela festa nesse dia..aí que saudades,porque a fogueira era enorme que nem essa que fizemos ontem na chácara.E ficávamos em volta da fogueira assando batata doce ,comendo pipoca e tomando quentão.Mamãe fazia bolo,paçoca ,vinho quente,para as crianças havia guaraná caçulinha...aí que saudades,parece que foi ontem mesmo.Vinha todos os nossos amigos e ficávamos até de madrugada,esperando a fogueira diminuir para assarmos as batatas.
Havia uns corajosos que atravessavam a fogueira,pisando nas brasas sem calçado,sempre tinha um mais atrevido que se queimava....rsss..
Também tinha uma estorinha de "madrinha de fogueira",alguém lembra disso?
Se não me falha a memória,minha mãe batizou muitas alunas dela na fogueira,porque lembro de alguém comentar que minha mãe era madrinha de fogueira....rss..
Tempo bom...onde podíamos ficar para fora de nossas casas,curtindo uma bela fogueira,hoje não vemos mais isso,a não ser nos Condomínios fechados como o nosso...
Ontem fizemos uma bela fogueira na chácara,assamos bata doce nas brasas,fizemos pipoca e vinho quente.
Depois meu marido animou a festa tocando músicas no violão..ficamos até tarde,a noite estava uma delícia.
Fiz vinho quente...trouxe a receita para voces...

VINHO QUENTE

1 litro de vinho tinto suave
2 xícaras(chá) de açúcar
2 xícaras(chá) de água
suco de duas laranjas
2 maçãs picadas com cascas
um punhado de cravos
1 casca de canela ou abacaxi

Numa panela,queime o açúcar com os cravos.Adicione depois os outros ingredientes,menos o vinho e deixe ferver o xarope até reduzir um pouco o líquido.
Coloque o vinho tinto suave e deixe ferver.
Sirva quente...
Fica delicioso...


4 comentários:

VERA LÚCIA disse...

Oi Sonia ! Esse seu texto (e fotos) me deixou com boas
lembranças da minha infância. Como
eram gostosas as festas juninas
que eram feitas antigamente ! A
gente ficava até de madrugada e
podia voltar despreocupada para
casa, sem medo de "certas"
surpresas. Hoje, infelizmente, nada disso é possível. Você tem
sorte de poder ainda aproveitar uma
bela festa que nem a que você foi.
Que bom !
Vou copiar a receita do vinho.
Pelo menos isso eu posso fazer
aqui no Rio, pois tem feito um
frio danado.
Beijos.
Vera

. disse...

Vera Lúcia

O que ficou de tudo isso é a certeza de que um dia tivemos a oportunidade de vivenciarmos as coisas boas que a vida nos proporcionou,não é mesmo?Restaram apenas as boas lembranças,coisas que hoje em dia infelizmente as nossas crianças não tem acesso,já nascem conectadas à uma máquina,conheço crianças,filhos de amigos meus,que são obesas,por falta de exercícios físicos,quando não estão na escola,estão na frente do computador e navegam por horas à fio..uma tristeza.
Faça o vinho,pode ser em menor quantidade..vai gostar muito.
Bjs

disse...

Ò MINHA FLOR DE FORMOSURA! AMEI SUA MENSAGEM! E QUE DELÍCIA DE POSTAGEM CUMADI SÔNIA! UM BEIJO ESTÁ REALMENTE MARAVILHOSA SUAS POSTAGENS E ESTOU BABANDO HUMMMMMMMMMMMM BJOS

. disse...

Ro

Vc que é linda...
faz cada artesanato lindo...adorei seu móveis restaurados,ficaram maravilhosos...
Bjs cumadi...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...