Minha foto
Sou Sonia Novaes,Artista Plástica. Gosto de fotografar a natureza,os pássaros,o cotidiano. Gosto de poesias,escrevo alguns contos das viagens que faço e adoro culinária. Adoro fazer novas amizades e tenho muito carinho,por todos que conheço. Trabalho com artesanatos,cerâmica,patch sem agulha e tear manual. Confecciono colares e brincos de fuxicos. Certas palavras podem dizer muitas coisas; Certos olhares podem valer mais do que mil palavras; Certos momentos nos fazem esquecer que existe um mundo lá fora; Certos gestos,parecem sinais guiando-nos pelo caminho; Certos toques parecem estremecer todo nosso coração; Certos detalhes nos dão certeza de que existem pessoas especiais, Assim como você que deixarão belas lembranças para todo o sempre: Vinicius de Moraes

terça-feira, julho 24, 2007

Alunos do coração...Colégio Coração de Jesus.

Minha queridíssima Ir.Eleonora(de lencinho branco)...eu...Ir.Zélia...e outra Irmã?...
Ir.Maria...eu...Irmã ? e Ir.Sílvia...em São Paulo no Colégio Santa Terezinha...das Irmãs Calvarianas...foto tirada em 2004 em SP.
Alunos do Colégio Coração de Jesus...ano 1978...
Turma de 1979...no Jardim interno do Colégio... Turma de 1979...na classe...em primeiro plano...Carla Stancati...Ana Paula Farah...?...Ana Carla Vanuchi...atrás...Luciana ...FabianaTancler...Daniela...Serginho...Andreia Ide...
Alunos tão queridos,que ficaram para sempre no meu coração.
Os anos vão passando e não consigo esquecê-los...tanto fiz que acabei encontrando alguns pela Internet,através do Orkut.
Era um sonho que eu vinha acalentando há muito tempo :encontrar aquelas crianças que tiveram um significado tão grande em minha vida...
Pelo sorriso delas,amigos,vcs podem imaginar como era confortante tê-los ao meu lado.
Quando chegava o final do ano,era uma coisa triste...vinha a dor da separação...sempre fui muito sensível e emotiva...com o tempo comecei a me controlar,mas ainda sou bem "mole"...rsss...
Eu sempre digo, que alunos bons, a "gente" nunca esquece...e os mais levados também...rsss...
Da turma de 1979 encontrei dois alunos depois de adultos:Alexandre Contarelli e Dany Tsui...
O primeiro,o Xande como todos nós o chamavam...encontrei por acaso...mas foi bem interessante.
Na década de 90 eu dirigia um Espaço Cultural aqui em Campinas,no Clube do BB...um dia ao procurar uma ficha de associado,bati os olhos no nome dele...até assustei...será?pensei...não pode ser?Mas era...lá estava meu pequeno Xande funcionário do BB,bem embaixo do meu nariz...he!he! Como eu não havia encontrado-o no clube?
E o melhor da história...meu marido era chefe dele na Agência...coisas do destino...uai...rss...
Liguei no tel dele e pergunta:veio correndo me ver...foi muito emocionante.Hoje ele continua no banco,casou e já tem filhos.
O Dany, encontrei-o há dois anos atrás quando quebrei o pé e fui colocar o gesso...sentei bem em frente ao quadro do Corpo Clínico da Clínica...fiquei lá decorando a placa...com uma dor terrível...rss...lá estava o nome do meu querido chinesinho:Dany Tsui...médico Ortopedista...he!he!
Fiquei tão surpresa que até esqueci da dor...rsss...
No dia seguinte,voltei na Clínica só para vê-lo:fazia exatamente 26 anos que eu não o via:quando ele me viu...já veio dizendo:Conheço vc...foi minha professora na primeira série...etc...etc...
Era o mesmo Dany de sempre....me abraçou e conversamos por um bom tempo...
Todos meus alunos eram especiais...a Carla Stancati,encontrei-a tb há alguns anos atrás...tb fez Artes Plásticas ...e hoje é uma grande artista...
Meu Deus que surpresa ter encontrado essa turminha novamente...já começamos a marcar um encontro...hoje eles estão com 35 anos mais ou menos.
Dois já entraram em contato comigo e tb ficaram tão surpresos quanto eu...
Quem me conhece pessoalmente ou por minhas histórias,sabem o quanto isso significa para mim encontrar pessoas que no passado fizeram parte de minha vida...
O Xande lembrou uma passagem, que ao lembrarmos rimos muito:ele era danado de levado...mas excelente aluno...quando a mãe dele ia buscá-lo no colégio,chamava-o de longe e me abanava a mão...dizia que pela minha cara,já sabia que o filho aprontara...rsss....então chamava-o de longe...um dia resolvi chamá-la para mais perto...ela veio de mansinho e já falando:Tia Sonia,o Xande aprontou,né?rsss....
Quando me casei...todos me deram muitos presentes, que tenho todos eles até hoje...
Lembro do Xande,ter vindo me perguntar,meio tímido...se eu era católica...no dia seguinte trouxe uma imagem de Cristo que a mãe dele havia pintado para mim...fiquei tão emocionada que até chorei e ele também...lá está meu Cristo no meu Santuário...me acompanhou em todas as mudanças que fizemos em nossa vida....
Sobre as Irmãs:
De todos os Colégios em que lecionei,o Coração de Jesus foi o mais marcante.
A Ir.Eleonora que era a minha mãezinha do coração,me acompanhou todo o tempo em que lecionei no Colégio...depois que sai de lá...nunca deixei de visitá-la,mesmo morando fora de Campinas por 10 anos.Depois que ela envelheceu e adoeceu,foi morar na Betânia em SP e assim mesmo,fui visitá-la muitos anos.
Faleceu o ano passado aos 105 anos....rezo todo dia para ela...deve estar feliz ao lado do Pai Eterno...

7 comentários:

Julia disse...

OI Sonia querida, como vai?
Sumi né?! Mas cá estou de volta.
Tenho muitas coisas pra te contar, mas primeiro quero comentar sobre tudo o que vc escreveu.
Ler suas lembranças,suas historias, suas experiências é sempre muito bom. Agradeço a Deus por ter pessoas assim, tão maravilhosas como vc que ainda se dispõe a compartilhar as coisa boas da vida.
Reencontrar pessoas que fizeram parte de nossas vidas é bom demais.E mesmo para quem lê, pois suas palavras são tão mágicas que acabam por emocionar que esta do outro lado da tela.
Fico imaginando sua reação ao ver que seus alunos continuaram como pessoas de bem, com profissões definidas. Imagino o orgulho que vc deve sentir.
E eu amei ver suas fotos em bebe, que gracinha. Sabe, eu amo estes vestidos rodados, sabado eu comprei dois pra Julia, bem rodados e com saiotinho por baixo, ela ficou parecendo um repolhinho!
E seus bolos, que delicia!
Minha querida, acho que vou encomendar um bolo seu pro aniversario da Julia! Sera que até setembro vc estará morando aqui?
Ah! Eu não posso me esquecer, a Tete me ligou, e qual foi a minha surpresa, ela morou em frente a casa da minha avó!
Isso mesmo, a casa que compramos fica em frente a casa que ela morou, e eu conheço a Tia dela (dona Antoninha),ela me viu nascer, e eu brinquei com as netinhas dela.
Mundo pequeno não?!
Qdo vc vier de novo a PA, me liga, quem sabe a gente consiga se encontrar.
Bjos querida, prometo voltar com mais frequencia,
Monica

Sonia Novaes disse...

Oi,Monica...

Que bom falar com vc...
Hoje estou tão feliz e emocionada que nem te conto.
Encontrei meus ex-alunos pelo Orkut...há muito tempo eu esperava por isso...fiquei tão feliz que nem consegui fazer as coisas direito...rsss...
sou muito saudosita...rsss...
Segunda-feira temos que ir à Pouso Alegre,mas não vou ficar muito tempo,nem posar...vamos à negócio...qualquer dia apareço e vamos tomar café juntas,ok?
A Tê é ótima...
Quem sabe um dia faço um bolo para vc...espero morar logo aí...
Bjs
sonia Novaes

adelia disse...

meu deus eu nai acredito que vc ja esteve no rio feio caramba chorei de emoçao pois morei numa fazenda ali bem proximo qdo criança posso dizer que passei a mainha infancia la era uma fazenda em que tinha um mirante acho que tem ate hoje,meu pai eterno que saudades infelizmente tudo ja esta mudado,cheguei la em 1958 ate 1965 estudei na vila uniao e colonia paulista foi em lucelia que entrei mem um cinema pela primeira vez.bjbjb

adelia disse...

estou no orkut tbm procure por adelia maia de tres lagoas ms

adelia disse...

meu deus eu nai acredito que vc ja esteve no rio feio caramba chorei de emoçao pois morei numa fazenda ali bem proximo qdo criança posso dizer que passei a mainha infancia la era uma fazenda em que tinha um mirante acho que tem ate hoje,meu pai eterno que saudades infelizmente tudo ja esta mudado,cheguei la em 1958 ate 1965 estudei na vila uniao e colonia paulista foi em lucelia que entrei mem um cinema pela primeira vez.bjbjb

Mariana disse...

Os alunos sempre estão no nosso coração.
Hoje em dia com as redes sociais podemos estar em contato com eles.
A semana passada jantamos todos que pedimos dum delivery em jardins e foi um momento muito agradável.

laura neves disse...

Oi você se importaria de compartilhar a localização da sua antiga escola comigo? E poderia me dizer os lugares onde as crianças estavam nas fotos? Tentei reconher só pela foto mas não consegui,estou tentando ver se é a mesma escola que a minha tia estudou,obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...