Minha foto
Sou Sonia Novaes,Artista Plástica. Gosto de fotografar a natureza,os pássaros,o cotidiano. Gosto de poesias,escrevo alguns contos das viagens que faço e adoro culinária. Adoro fazer novas amizades e tenho muito carinho,por todos que conheço. Trabalho com artesanatos,cerâmica,patch sem agulha e tear manual. Confecciono colares e brincos de fuxicos. Certas palavras podem dizer muitas coisas; Certos olhares podem valer mais do que mil palavras; Certos momentos nos fazem esquecer que existe um mundo lá fora; Certos gestos,parecem sinais guiando-nos pelo caminho; Certos toques parecem estremecer todo nosso coração; Certos detalhes nos dão certeza de que existem pessoas especiais, Assim como você que deixarão belas lembranças para todo o sempre: Vinicius de Moraes

terça-feira, janeiro 29, 2008

D.Helena Siqueira Torres e seus presépios.

Está é D.Helena...
o presépio feito por ela....
aqui ela aparece com uma amiga,e está contente com o presente que levei para ela.
Vejam o belo fogãozinho de D.Helena...é um charme...
D.Helena e eu sentamos na soleira da porta...e foi um "conversê"...danado de bom...o doce encontro mineiro.

O dia estava chuvoso,mas tínhamos pouco tempo de permanência na cidade de São Gonçalo,no dia seguinte iríamos embora.Então aproveitamos para passear mesmo com uma pequena garoa que teimava em cair,e fomos conhecer o povo da cidade.
Avistamos uma pequena igrejinha no topo de uma ladeira e para lá nos dirigimos,foi aí que conhecemos D.Helena.
Uma pessoinha alegre,baixinha e muito prosa.Convidou-nos para entrar em sua casa,para mostrar uma coisa preciosa.
Ah! que lindo....num pequeno cômodo da casa,lá estava a preciosidade de D.Helena.Um presépio original.feito de pequenos bonecos de cerâmica que ela mesmo fabrica...casinhas de barro....fogãozinho à lenha,boizinho,galinhas,tudo em miniaturas,e lá no canto uma pequena manjedoura vazia,esperando o Menino Deus.Ah! quanta criatividade naquela figura tão pequenina e carismática.Então contou-nos sua história.
O presépio,começou com sua mãe ainda moça,ia na casa das pessoas e na igreja montar presépios, ela e uma prima.Antes dela falecer,passou o ofício para a filha Helena.Que ia fazer os presépios nos vizinhos e o seu também.Depois de uns anos,resolveu cuidar do presépio dela,da sala foi para o pequeno quarto,e a coisa foi crescendo,cada ano inventava uma peça nova.Os turistas chegaram,e começaram então a fazer romaria na casa de D.Helena.Ficavam admirados de ver tanta belezura junta,então passaram a enviar pelo correio uma peça para o presépio,então D.Helena,não conseguiu mais desmanchar o presépio e ficou lá no pequeno quarto,para visitação de turistas.
O Presépio é interessante,pois tem as pequenas criações de D.Helena,e os objetos modernos que as pessoas enviam para ela.
Ela ficou famosa,já saiu em muitos livros e revistas.
A casa é bem simples,não tem forro,não tem quase nada...mas tem uma coisa valiosa:Ela e a ternura com que ela nos recebe.
O fogão que desmonta,é lindo,e lá sempre tem um bule de café para as visitas...rsss...
Sentamos na soleira da porta e ficamos até a noitinha,ouvindo os contos dela,mostrando as revistas e livros sobre a vida simples que leva.Tem um único filho que mora em BH e de vez em quando vem visitá-la...ah! foi muito bom conhecê-la,passamos a valorizar mais a vida...

12 comentários:

Heidi disse...

Sônia,
ví esta foto da D. Helena, e para minha surpresa ela lembra bastante com a minha vozinha, bateu uma saudade...

. disse...

DINHA

Essa senhorinha era uma figura..rss..ligeirinha,modesta,foi me mostrando as "artes" que fazia com o barro.
Esses encontros esporádicos com pessoas anônimas,são valiosos para mim.É o tipo de coisa que jamais esqueço,porque nem bem vc conhece a pessoa e ela se abre abertamente,contando a história de sua vida,são puras de coração,coisa rara hoje em dia,infelizmente.Esse tipo de lugar que as pessoas mais simples moram,são tesouros,lá a vida passa devagar e voce acaba vivendo mais,não tem stress...rsss...
Bjs

Osc@r Luiz disse...

Oi Sonia,

Seu blog é espetacular.
Entre belas imagens e textos sinceros, não de um jornalista, mas de um admirador dos lugares assim como eu.
Muito bacana.
Como não bastasse, temos UM amigo em comum: o Eduardo Lunardelli do "Varal de Idéias", um artista iluminado.
Venha sim à Chapada dos Guimarães, e quando o fizer, faça contato comigo por email. Tenho uma casinha lá se te interessar, poderia te dar dicas preciosas sobre o que vale e o que não vale a pena pra'queles lados. Conforme a época, se meu trabalho me permitir, poderia até acompanhar sua família a alguns dos lugares a conhecer, se quiser.
Tenho tido a sorte de conhecer alguns dos amigos de blog (e tenho muitos), e assim, não me lembro da última vez que fui a algum lugar pela primeira vez, sem ter algum respaldo.
Vou linkar o seu blog ao meu blog principal, o "By Osc@r Luiz", se não se importar. Assim encurtamos as distâncias e posso te visitar sempre que o tempo me permitir.
Na verdade, eu não sou de Mato Grosso, sou do RS, mas me casei com uma cuiabana e assim me apaixonei definitivamente pelo Mato Grosso, daí, o blog que conheceu, que levo com muito carinho.
Obrigado pela sua visita e seja sempre bem vinda aos meus
mundos virtuais.
Um abraço e parabéns pelo seu belíssimo e instrutivo blog.

Betechef disse...

Oi Sônia,
Que encanto de senhorinha,e o seu fogão que mimo.Você é uma pessoa especial e tem um jeitinho encantador de narrar e mostrar os belos lugares por onde passa.
Você é 10.
Olha já anotei a receita da saladinha de jiló, quando fizer te aviso.Eu e meu marido, gostamos muito de jiló.
bjs!

Cristiane A. Fetter disse...

Oi Sonia, vim aqui agradecer a visita so meu blog (www.todoyda.blogspot.com).
Fiquei encantada com o que você escreve, é tão puro.
Virei freguesa.
Abraços

. disse...

Oscar

Através dos blogs também conheci pessoas muitos especiais também.Já participei de três reuniões de blogueiros,fora as pessoas que conheci pessoalmente durante as viagens que fiz.
Conheci uma pessoa muito legal, que tem uma Pousada no Sul de Minas,perto da cidade que moramos Pouso Alegre.
A minha amiga virtual Cleide, tem uma Pousada em Córrego do Bom Jesus,inclusive recebi e-mail dela essa semana dizendo que vai passar uma reportagem da cidade no Globo Rural dia 03/02...vale a pena dar uma conferida.A Pousada se chama Dona Marica...vc pode acessar o site:www.pousadadonamarica.com.br
Já fomos lá diversas vzs,a região é linda,o vale fica na Serra da Mantiqueira,lá é ponto de encontro de trilheiros .A região tem muitas cachoeiras é um paraíso,sempre subimos a montanha e vamos para Gonçalves,já ouviu falar?
Tenho aqui no meu blogue,fotos de Córrego,veja nos mêses anteriores.
Tenho umas amigas que morarm em Campo Grande,estamos combinando uma viagem para lá esse ano.Quando eu for te aviso,tá?
Um grande abraço,e obrigada por incluir-me no seu blog principal.

. disse...

Bete

Tenho muitas saudades das pessoas que conheço nessas viagens,não consigo esquecê-las...porque são tão boazinhas,só vendo amiga.
Depois do carnaval,meu marido e eu vamos conhecer outra região de Minas,depois te conto...ainda nem terminei de contar as histórias do Vale...rsss...
Bjs

. disse...

Cristiane

Seu blog também é lindo,vou passar sempre também.
Veja o site de uma amiga que conheci tb pela internet e nos tornamos grandes amigas,não saio de lá.
www.pousadadonamarica.com.br
Beijos

Mariana disse...

Olá Sonia!
Mas que charme essa senhora! Muito interessante a história dela e muito legal a tradição dos presépios... cultura verdadeiramente na sua forma mais pura!

Gostei muito também do post com fotos P&B. Sou apaixonada por fotos antigas (minha monografia foi toda recheada delas!) e especialmente por ver penteados, roupas, costumes de outros tempos nas fotos. Adorei!

Un abraço!

. disse...

Morrocoy

Também sou bem chegadinha em fotos P&B lá no orkut,coloquei umas hoje também.
Agora vou dormir...
Bjs

Maria Bettencourt Lemos disse...

Sónia esta tua postagem é simplesmente fantastica, muitos parabens!

. disse...

Maria

Tb adoro a sua terra,que um dia com certeza iremos.
Bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...