Minha foto
Sou Sonia Novaes,Artista Plástica. Gosto de fotografar a natureza,os pássaros,o cotidiano. Gosto de poesias,escrevo alguns contos das viagens que faço e adoro culinária. Adoro fazer novas amizades e tenho muito carinho,por todos que conheço. Trabalho com artesanatos,cerâmica,patch sem agulha e tear manual. Confecciono colares e brincos de fuxicos. Certas palavras podem dizer muitas coisas; Certos olhares podem valer mais do que mil palavras; Certos momentos nos fazem esquecer que existe um mundo lá fora; Certos gestos,parecem sinais guiando-nos pelo caminho; Certos toques parecem estremecer todo nosso coração; Certos detalhes nos dão certeza de que existem pessoas especiais, Assim como você que deixarão belas lembranças para todo o sempre: Vinicius de Moraes

domingo, junho 07, 2009

A pesca das tainhas

Mulher no píer limpando tainha....
Toneladas de tainhas,chegam nos barcos dos pescadores...

Barcos ancorados com peixes...


Vila de pescadores....

Pescadores puxam as tarrafas lotadas de peixes...
Estou em Florianópolis há 15 dias.
Um dos lugares que mais gosto de ir aqui na Ilha é na Barra da Lagoa.
Uma Vila de pescadores de origem Açoriana,residem no local.Vivem da pesca e, agora é a vez das tainhas.
Nunca vi tanto peixe na minha vida.Dizem os pescadores que tb nunca viram tanto peixe na ilha.
Todos os dias chegam barcos lotados,é uma beleza,que fartura minha gente.
Quando os barcos ancoram,todos saem correndo para ver os peixes que os barcos trazem.É uma alegria,fiquei contagiada pela alegria deles.
Voces não imaginam,como é lindo...quando as pessoas começam a correr pela rua,pode apostar que são barcos que chegam lotados de tainhas.Quem ajuda arrastar as tarrafas,ganha um peixe,então já viram né,todo mundo quer ajudar.....rsss....
Na Barra há uma cruz bem no alto do morro.Lá fica um homem a vigiar os cardumes.Quando avista um,faz um sinal com um pano e, os barcos saem em disparada e lançam as redes e, muitos homens puxam as tarrafas pesadíssimas,para dentro do barco.Quando chegam à margem,começa a correria,caminhões saem lotados de peixes que são pesados ali mesmo.
Eu fico imaginando prá onde levam tantos peixes,sai um barco e chega outro e começa tudo de novo.Quem ganha um peixe,já limpa ali mesmo como vemos na foto.
Adoro tainha grelhada,mas é bom...mas é bom...gosto de almoçar por lá.De todos os lugares que conheci,é lá que mais gosto de ir.Gosto de ficar vendo o movimento dos barcos,das garças voando e da algazarra que fazem as gaivotas,lindinhas.
O povo do lugar é maravilhoso,são a grande maioria descendentes de Açorianos,falam um português bem arrastado,dizem as crianças que adoram morar ali...pelas fotos vcs saberão porque....

4 comentários:

BEL. disse...

Hummmm, ADORO peixe e frutos do mar - me deu vontade de comer...Beijos
BEL.

. disse...

Bel

Estou aproveitando comer todos os dias,porque lá em Campinas,só encontramos congelados.
Bjs

Paula Pacheco disse...

Oi Sônia, é muito bonito o trabalho dos pescadores...como eles acordam cedo e o din din que eles ganham é tão pouco, e sem contar que sustentam famílias com este dinheiro não? Bonitas fotos, adoro peixes nahm nham nham :))

. disse...

Paula

é uma vida dura,pois saem de madrugada para pescar,às vzs ficam varios dias em alto mar,arriscam a vida,para ganhar pouco,vc não deixa de ter razão.
Mas essa Vila de pescadores,é uma graça...há muita ternura por lá entre as pessoas.
Bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...