Minha foto
Sou Sonia Novaes,Artista Plástica. Gosto de fotografar a natureza,os pássaros,o cotidiano. Gosto de poesias,escrevo alguns contos das viagens que faço e adoro culinária. Adoro fazer novas amizades e tenho muito carinho,por todos que conheço. Trabalho com artesanatos,cerâmica,patch sem agulha e tear manual. Confecciono colares e brincos de fuxicos. Certas palavras podem dizer muitas coisas; Certos olhares podem valer mais do que mil palavras; Certos momentos nos fazem esquecer que existe um mundo lá fora; Certos gestos,parecem sinais guiando-nos pelo caminho; Certos toques parecem estremecer todo nosso coração; Certos detalhes nos dão certeza de que existem pessoas especiais, Assim como você que deixarão belas lembranças para todo o sempre: Vinicius de Moraes

segunda-feira, dezembro 14, 2009

Realeza...a cidade das Ir.Calvarianas.

Flores típicas...
Um senhor de bombacha....

A Igreja de Realeza(PR)....


Irmã Maria,eu e Irmã Terezinha...



A casa das Irmãs.....
Conheci a Ir.Maria noColégio Coração de Jesus,aqui em Campinas,muitos anos depois d'eu ter lecionado lá.A irmã dela que também era freira no mesmo colégio,Ir.Cecília,lecionamos juntas,durante alguns anos.Anos mais tarde,a irmã dela Maria veio morar no colégio,foi assim que eu a conheci.
Nunca vi uma pessoa tão doce.Ir.Maria cuidava da cozinha,era mestra em pães e bolachinhas.Todas as vzs que eu ia ao colégio,encontrava-a atarefada na cozinha fazendo pão ou blocha.
Quantas receitas trocamos juntas,toda vez que eu ligava dizendo que eu ia visitá-las,ela fazia um café e servia aquelas coisinhas deliciosa que fazia...
Na época,ainda vivia uma freirinha que todos chamavam de Tia Leonora,ficou no colégio até falecer aos 104 anos,há três anos atrás.
Como era encantadora aquela criatura.Nunca a esqueço,lembro que visitei-a um ano antes dela falecer.Falava com muita dificuldade,mas me reconheceu e disse bem baixinho,que rezava todos os dias para mim.Lembro que chorei muito,fiquei muito emocionada,visitava-a todos os anos no Colégio Santa Terezinha em SP,na Betânia...era uma pessoa incrível...um dia foi embora,já bem velhinha,mas lúcida.
Essas irmãs da foto,são da mesma Congregação Calvarianas,tem uma casa de retiro na cidade de Realeza,Paraná,quase divisa com a Argentina.
Quando fomos para Foz do Iguaçu o mês passado,na volta passamos por essa cidade para visitar a Ir.Maria que mora lá há quatro anos.
Cheguei de surpresa,um sábado de manhã,quando ela me viu lá,nem acreditou,nos abraçamos e choramos,fazia muitos anos que eu não a via.
Mora ela e mais duas Irmãs,naquele colégio imenso.Fazem trabalhos lindos com dependentes de drogas e álcool.
São minhas amigas queridas,tiramos muitas fotos,elas me disseram que adoram morar lá,é uma cidadezinha pequena mas acolhedora,de ruas e avenidas largas,e tb falaram que as pessoas de lá são boníssimas,que se puderem ficar lá para o resto da vida,ficarão.
Quando entrei no Colégio,senti um cheiro delicioso de pão,cheguei num dia ótimo....rsss...nossa,parece que até sinto o gosto daquele pão delicioso...um dia pretendo voltar lá novamente,para abraçá-las.




5 comentários:

micael disse...

Um Brasil apaixonante e verdadeiro. Como é delicioso percorrer o seu "blog"!

Obrigado.

VERA LÚCIA disse...

Concordo com o Micael.
É uma "viagem" ler seus
comentários.
Beijos.

. disse...

Micael

Sou apaixonada pelo meu povo...rsss..gosto de passear pelos sítios rurais.Aprendo muito com eles.
Volte sempre...
Abraços

. disse...

Vera Lucia

Essa história de contar histórias,começou num site de culinária que eu frequentava:cybercook.
Daí,partiu a idéia de montar um blog,depois que hackers invadiram o local e passaram a me hostilizar com palavras de baixo-calão.
Acabaram desmantelando um grupo unido que existia por lá,éramos muito amigos,até chegamos a nos conhecer pessoalmente.Um dia uns mal-amados,apareceram por lá,para acabar com tudo que havia de bom lá:nossa união.Trocávamos receitas,informações,um ajudava o outro.Então eles trouxeram desarmonia e passaram a me ofender porque eu contava histórias.O site demorou muito para enxotá-los de lá,quando isso aconteceu,já não havia mais interesse de ficarmos lá.
Fiquei até doente,foi então que resolvi criar o blog,todos meus amigos tb sairam de lá,foi uma pena,pois éramos muito unidos.
Nunca fiz mal à ninguém,apenas contava "causos".
Lá nesse site,existe um link,que foi criado em minha homenagem,baseado nas minhas histórias,chama-se :A receita e sua história.Para inaugurá-lo,os diretores escolheram a minha melhor história e criaram o link...
O título da minha história é:Os quitutes mineiros de D.Maria.Se vc quiser poderá vê-lo.
Beijos no seu coração.

saudade da minha terra disse...

am que saudade dessa cidade tao grande da irma maria eu ja fui postulante das irmas calvarianas mais hoje estou com as irmas dominicanas ja sou irma sou jovem professa bjjj irma maria da irma.Suellen zanco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...