Minha foto
Sou Sonia Novaes,Artista Plástica. Gosto de fotografar a natureza,os pássaros,o cotidiano. Gosto de poesias,escrevo alguns contos das viagens que faço e adoro culinária. Adoro fazer novas amizades e tenho muito carinho,por todos que conheço. Trabalho com artesanatos,cerâmica,patch sem agulha e tear manual. Confecciono colares e brincos de fuxicos. Certas palavras podem dizer muitas coisas; Certos olhares podem valer mais do que mil palavras; Certos momentos nos fazem esquecer que existe um mundo lá fora; Certos gestos,parecem sinais guiando-nos pelo caminho; Certos toques parecem estremecer todo nosso coração; Certos detalhes nos dão certeza de que existem pessoas especiais, Assim como você que deixarão belas lembranças para todo o sempre: Vinicius de Moraes

segunda-feira, julho 19, 2010

O encontro com Cristina Lee

A bela Dini (de maria chiquinha)....a chinesinha simpática.
Em outro aniversário...

Cristina ,a minha amiga chinesa....
Hoje lembrei de uma bela passagem,na década de 80.
Se não me falha a memória,era o ano de 1988..eu estava voltando de um Supermercado,com meus dois filhos,minha Tia Emília e uma amiga,japonêsa D.Cecilia,quando ao parar numa esquina,que não era preferencial à mim,uma chinesa se jogou em cima do meu carro,gritando muito e com um menino no colo.Atrás dela vinha um outro menino de uns doze anos,traduzindo tudo o que ela estava falando desesperadamente.Por pouco,eu não a atropelei,entendi que o menino no colo da mãe,havia engasgado com uma bala Soft(lembram-se?Era deliciosa,mas perigosíssima,porque era muito lisa)e ela queria levá-lo ao Hospital,mas ninguém parava para socorrê-la.Foi tudo muito rápido,não deu tempo prá eu pensar,quando percebi eu já estava correndo que nem uma louca para chegar num Hospital mais próximo,nem sei como consegui chegar,porque a moça gritava tanto,que quase bato o carro num ônibus,por muito pouco.
Levei-a para a Maternidade de Campinas,que era o hospital mais próximo,de onde eu me encontrava.
Ali mesmo já pegaram o menino e levaram para a sala de cirurgia e eu,desmaiei,quando acordei eu estava deitada numa maca,numa sala do Pronto-Socorro.
Minha pressão caiu e eu pumba!...capotei.
Também com o susto que eu levei,com a moça gritando no meu ouvido,nem sei como consegui chegar ao Hospital.Acordei e minhas crianças estavam chorando..foi um auê...
Resumindo:quando consegui encontrar a moça novamente,esta se ajoelhou e me beijava a mão e falava em chinês comigo,agradecendo por eu ter salvo a vida do filho dela.
Se eu não tivesse passado naquela esquina naquele momento,o menino teria morrido.
Naquele momento nasceu uma bela amizade,entre eu e ela.
O menino ficou,dois dias internado no Hospital,para se recuperar.E os médicos,resolveram fazer um exame mais detalhado,porque acharam que o menino tinha algum problema.
Quando ele tinha mêses,ele caiu e bateu a cabecinha no chão.Onde bateu,formou um coágulo no cérebro,não perceberam e o menino ficou com problemas sérios.Imaginem voces:se não tivesse acontecido isso,talvez eles demorassem para descobrir o problema grave que ele tinha.
Começou o tratamento seríssimo,com poucas chances de recuperação.
Ficamos amigas...nunca esqueço o dia que eu fui visitá-la na casa dela.Quando ela me viu,fez eu entrar,não sabia o que fazia para me agradar,à mim e aos meus filhos...foi logo buscar refrigerante,doces,frutas,queria me dar de tudo,fiquei até sem jeito.Depois veio com um mostruário de brincos,nunca esqueci,lindos,maravilhosos,oferecia prá eu pegar um,eu não entendia muito bem e o filho mais velho ia traduzindo,dizendo que a mãe queria me presentear com brincos chinêses,fiquei numa situação que nem sabia o que eu falava para ela.Enfim,fez eu pegar um,queria que eu pegasse outros,mas eu não quis.Guardo-o até hoje...
Convidava-a para o aniversário de meus filhos,ela vinha com as crianças...a menina então era um doce.Ela tinha quatro filhos:dois meninos adolescentes,uma menina de cinco anos e esse menino de dois...Eu gostava muito dela,embora ela não falasse a nossa língua,era uma boa pessoa,doce.
O marido era Engenheiro na antiga SINGER...estavam no Brasil há 4 anos.
Resolveram tratar o menino na China.Deixaram os dois maiores com um parente aqui em Campinas e foram para China.Ficaram quase um ano,voltaram sem esperança nenhuma.
Retornaram,ficaram mais uns mêses aqui e foram embora para SP.Perdemos o contato.Uns anos depois,conheci um sobrinho dela aqui e ele me falou que ela estava morando na Liberdade em SP...peguei o endereço e fui visitá-la.Lembro até hoje do encontro emocionante..o menino já estava com cinco anos.Ficou deficiente,como eu senti,..a menina estava se destacando na escola e os dois maiores estavam estudando aqui em Campinas,entraram na UNICAMP,um deles estava fazendo Medicina.Foi a última vez que a vi...que pena,eu gostava muito dela.
Gostaria de revê-la novamente,já procurei-a pela internet,mas o sobrenome Lee é como Silva aqui no Brasil.Se alguém ler o que narrei aqui e, souber dela por favor,deixe um recado aqui.
Foi uma das amizades mais emocionantes que fiz nessa minha vida.Encontrávamos sempre,quando eles moravam aqui.Outro dia passei em frente a casa que eles moravam aqui na Vila Nova e bateu uma saudades daquele tempo em que ela morava lá.
Nunca vi uma pessoa tão dedicada à família.Ela levantava às três da manhã e ia para a máquina de costura,fazer bonecas e bolsinhas para vender na Feira Hippie aos sábados aqui em Campinas.Tudo o que ela fazia era bonito...
Quando eles voltaram da China,trouxeram um container de presentes,por navio.Acreditem se quiser:violaram o container e roubaram quase toda a mercadoria deles,chegaram apenas cxs vazias...um crime.
E ela trouxe para mim uma pulseira em porcelana,banhada à ouro..sorte que veio na mala dela..guardo-a até hoje...nunca usei...toda vez que vejo,lembro-me dela com saudades.

2 comentários:

Gina disse...

Sonia, que história emocionante!
O que se faz pela vida gera uma gratidão imensa, ainda mais por um filho.
Também conheci uma descendente de japoneses que gostaria muito de revê-la, mas perdi totalmente o contato.
As boas lembranças ficam e você precisava estar lá naquele lugar para que tudo isso acontecesse.
Bjs.

. disse...

Gina

Se eu não tivesse passado lá naquele momento,o menino teria morrido,porque ninguém havia parado para ajudá-la.
Bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...