Minha foto
Sou Sonia Novaes,Artista Plástica. Gosto de fotografar a natureza,os pássaros,o cotidiano. Gosto de poesias,escrevo alguns contos das viagens que faço e adoro culinária. Adoro fazer novas amizades e tenho muito carinho,por todos que conheço. Trabalho com artesanatos,cerâmica,patch sem agulha e tear manual. Confecciono colares e brincos de fuxicos. Certas palavras podem dizer muitas coisas; Certos olhares podem valer mais do que mil palavras; Certos momentos nos fazem esquecer que existe um mundo lá fora; Certos gestos,parecem sinais guiando-nos pelo caminho; Certos toques parecem estremecer todo nosso coração; Certos detalhes nos dão certeza de que existem pessoas especiais, Assim como você que deixarão belas lembranças para todo o sempre: Vinicius de Moraes

segunda-feira, dezembro 20, 2010

Minha amiga D.Maria José Reis

Essa é a doce amiga,D.Maria....
D.Maria embrulhando o queijo que fez...

Doce de figo em calda,feito por ela...


D.Maria e eu...



Vejam o fogão à lenha à todo vapor...delícia!
Já escrevi sobre essa senhorinha maravilhosa que conheci numa Festa de São Benedito,em Córrego do Bom Jesus(MG),há dois anos atrás.
Ontem fui visitá-la lá em Minas,novamente.
O ano passado estive no sítio dela com duas amigas e tirei muitas fotos do casal e do lindo lugar onde moram,perto do Córrego do Bom Jesus.
Revelei muitas fotos e ontem fui visitá-la,nossa quando ela viu as fotos até se emocionou.
Ficou tão feliz ao me ver lá tão cedo....fiquei vendo-a acender oà lenha no fogão lindo que ela tem na cozinha.Diz que todo domingo os oito filhos vão visitá-la e ela faz a comida para esperá-los.
Havia feito um doce de figo brilhante e delicioso.
Acabou dando a receita para minha amiga Cleide que foi comigo.
Vou passar aqui para voces...
Sempre vi minha avó e mãe fazer doce de figo em calda,mas outro processo,da D.Maria josé,foi a primeira vez que ouvi isso.
Ela faz assim:
Doce de figo em calda
A quantidade de figo que quiser.
Coloque os figosdentro de um saco plástico resistente,jogue sobre eles uma caneca média(não disse a quantidade...rsss..)de açucar cristal sobre eles.Feche o saquinho e vá esfregando os figos com o açucar.Diz ela que faz isso uns 10 minutos,com bastante força.Feito isso,retire-os do saco e lave-os bem em água corrente,depois coloque dentro duma panela e leve para ferver,deixe lá bastante tempo até vc perceber que os figos amoleceram.Retire os figos e passe por um escorredor.Faça uma calda com açúcar cristal,coloque os figos dentro e deixe ferver durante bastante tempo até ficar brihante,coloque dentro da panela umas folhas de figo para deixá-los perfumado.
Fica igual de lata...uma delícia...
Ela também faz queijo fresco...todos os dias levanta cedo,o marido tira leite e ela faz de sete a oito queijos por dia.
Vende a R$ 7,00 a peça..nossa que barato...e uma delícia.
Me deu um de presente...maravilhoso.
Adoro pessoas simples,boas de coração,gostei muito de tê-la conhecido nessa cidadezinha pequena.
Vejam o olhar dela,como é de pessoa boa...
O lugar onde ela mora,é um paraíso..lá de cima voce vê toda a serra da Mantiqueira...he!he! vidão....eles sabem viver....

15 comentários:

VERA LÚCIA disse...

Tem gente que só pela cara a
gente vê que é do bem. A sua amiga Maria é assim. Também se
não fosse você não seria amiga dela, né ? rsrsrs
A-DO-RO doce de figo !
Beijos.
Vera

msgteresa disse...

Oi,Sônia!
Como é maravilhoso quando descobrimos pessoas tão amáveis e doces como a D. Maria! E vemos na sua simplicidade e no seu olhar meigo, a verdadeira beleza que pode existir num ser humano...
Porque é na vida simples que podemos realmente encontrar a melhor essência do nosso viver!
Eu também adoro queijos e doces de figo... Que delícia de post! Vou tentar fazer a receita, pra começar o ano com um gostinho doce e feliz... Obrigada, Sônia!
Estou fazendo um sorteio de um "presentinho de Natal" lá no meu blog... Dá uma passadinha por lá rapidinho e participa !

Meu abraço carinhoso !
Teresa
( do blog "Se essa lua fosse minha" )

Gina disse...

Ô, Sônia, gente que vive de coisas simples, que tem acesso ao que a terra e os animais fornecem, que não medem esforços no trabalho diário, que levantam cedo, faça chuva ou faça sol, merece todo nosso reconhecimento.
Você é uma privilegiada de ter ido lá, conhecido essa senhorinha e tê-la emocionado com seu gesto.
Adoro tudo isso! Mas... doce de figo nunca liguei. E olhe que sou chegada a um doce... Feito pela D. Maria, acho que passaria a adorar doce de figo...rs!
Bjs.

Criativo de Galochas disse...

Olá Sônia, td bem?
O Criativo de Galochas está de casa e endereço novo.

Por favor, altere a URL www.criativodegalochas.com

Abs

Marcus

. disse...

Vera

D.Maria me cativou desde o primeiro momento que nos vimos.
Ela é ótima...
Bjs

. disse...

Teresa

Doce de figo ,lembra muito minha avó e minha mãe,porque no Natal não podia faltar.
E D.Maria é uma pessoa iluminada...
Bjs

. disse...

Gina

Vc gostaria com certeza...muito delicioso,e feito no fogão à lenha...aí JESUIS....rsss..
Bjs

Unknown disse...

Sonia, Adorei conhecer a dna. Maria ....Adorei mais ainda os doces de figo e o queijo .... Fiquei com água na boca ... Quando a nossa amiga Mineko vier ao Brasil novamente , poderemos ir lá para Minas , conhecer a dna . Maria e as suas iguarias ?
Que DEUS as abençoe .
bjs.

Anabela Jardim disse...

Muito simpática! E mãos de fada, não é!?

cristina disse...

Olá sônia, nossa que doce mais lindo de figo, amo essa fruta, que amiga linda essa dona Maria, qta coisa boa onde ela mora... certa está vc de visitar essa pessoa do bem !!!!! abraços. cris com arte e manha.

Tina disse...

Querida amiga
O Natal pode e deve ser comemorado com alegria. Mas com alegria na presença do Senhor, Infelismente em muitas das alegrias natalinas, Jesus é o grande ausente.Espero que Jesus esteja presente na festa de Natal de sus vida e de sua familia.
FELIZ NATAL COM JESUS PRESENTE
beijinho
Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

. disse...

Tadashi

Tenho muitas esperanças que nossa amiga Mineko se recupere logo.A vontade dela em voltar para o Brasil,vai fazer com que ela se recupere rápido,vc vai ver.
Bjs

. disse...

Anabela

Essa pessoinha é simplesmente maravilhosa...
Bjs

. disse...

Cristina

Quando vou para Minas,adoro parar no meio do caminho,nos sítios para conhecer essas pessoas...
Bjs

. disse...

Tina

Esse ano fiz diferente,deixei de dar presentes,mandei algumas fotos minhas para alguns amigos e preferi curtir mais a data do nascimento do Menino Deus.
Bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...