Minha foto
Sou Sonia Novaes,Artista Plástica. Gosto de fotografar a natureza,os pássaros,o cotidiano. Gosto de poesias,escrevo alguns contos das viagens que faço e adoro culinária. Adoro fazer novas amizades e tenho muito carinho,por todos que conheço. Trabalho com artesanatos,cerâmica,patch sem agulha e tear manual. Confecciono colares e brincos de fuxicos. Certas palavras podem dizer muitas coisas; Certos olhares podem valer mais do que mil palavras; Certos momentos nos fazem esquecer que existe um mundo lá fora; Certos gestos,parecem sinais guiando-nos pelo caminho; Certos toques parecem estremecer todo nosso coração; Certos detalhes nos dão certeza de que existem pessoas especiais, Assim como você que deixarão belas lembranças para todo o sempre: Vinicius de Moraes

segunda-feira, janeiro 03, 2011

Foi assim que conheci a Mineko....

Despedida...
Mineko e eu no Santuário...

Lourdes,eu e Mineko,trocando presentes...


Na varanda...eu,Mineko,Lourdes e Tadashi....



A bela e delicada Mineko....
Sou conhecida entre meus amigos,como a "Contadora de "causos" e prosas.....rsss...porque sempre tenho algo para contar.
Sou assim desde pequena,envolvida em histórias e estórias,sempre enroscada em alguma coisa interessante.Muitas vezes escuto de meu marido,a seguinte frase:Não enrola muito,conta logo....kkkk..
Porque toda vez que vou contar alguma coisa,por menor que seja,acabo contando toda história,alguns adoram escutar,mas "santos de casa" não faz milagres,né?
Essa mulher maravilhosa que aí está,Mineko,conheci-a de um modo bem diferente.
Embora o "causo" seja bem longo...rss..vou tentar simplificar um pouco,se não dará um livro....
Como a conheci...
"Um dia entrei na internet,para achar uma amiga de Londrina,da época em que fiz ginásio lá...década de 63 à 67...e acabei entrando para o o orkut,porque me falaram que lá encontraríamos muitos amigos.Entrei na Comunidade de Londrina.E num dos tópicos,achei uma moça procurando a turma de Faculdade e na lista dela estava o nome da minha amiga.
Entrei em contato com a moça e através dela encontrei a minha amiga.E acabei ficando amiga dessa moça também,porque acabei descobrindo que ela estudara no mesmo colégio que eu,o Mãe de Deus,e na mesma época,só que não nos conhecíamos de lá.
E foi aí que ela me falou da amiga de infância que morava no Japão há quase trinta anos.Muitas vêzes li a conversa dela com essa amiga do Japão.Um dia li um comentário que a Mineko fez para a amiga,falando sobre minhas fotos que eu mandava para ela.Então resolvi mandar fotos pra ela também.
...Assim começou minha amizade com a Mineko.
Ficamos muito amigas,um dia falei para ela sobre meu blog e ela começou a ler o que eu escrevia aqui.
Acabou descobrindo,que o trabalho que ela estava fazendo lá no Japão,sobre os Imigrantes Japonêses que vieram trabalhar aqui no Brasil na década de 40,tinha alguma coisa a ver,com a minha família.Na década de 40 e 50,meu pai teve um Cartório de Registro Civil numa cidade do interior de SP,chamada na época Maripá.Nessa cidade havia uma Colônia de Japonêses muito grande e papai fez muitos registros de Imigrantes Japonêses lá.A Mineko,conhecia meu pai só de nome ,pois havia consultado os Cartórios brasileiros para fazer o levantamento dos Imigrantes.Vejam só a coincidência.Lembro que na época ela ficou muito feliz em saber que eu era filha dele,porque achava meu pai uma pessoa maravilhosa,pelo que leu sobre ele.
Quando conheci a Mineko,ela estava convalescendo de um problema de saúde,muito sério.
E ao mandar fotos do Brasil para ela,acreditem se quiser,ela começou a melhora cada vez mais,pois estava fora do Brasil há quase trinta anos e dizia que tinha muitas saudades da terra em que nasceu.Um dia mandei de presente para ela a medalhinha da Santa Nossa Sra.Desatadora dos Nós e alguns mimos também.Quando ela recebeu o presente,diz ela que ao ver a imagem da Santa,ela estremeceu inteirinha e que a partir daquele dia,começou a melhorar tanto que ao voltar ao retorno do médico,ele nem acreditou o quanto ela havia melhorado.Mal sabia ele,o que estava ac ontecendo naquele momento,isso dito po ela...
Ela ficou tão bem,que o médico deu alta para ela e ela então resolveu vir para o Brasil para me conhecer e ir ao Santuário que fica aqui em Campinas.
E foi assim que o amigo Tadashi tb entrou na história,ele e a esposa Lourdes hospedaram a amiga aqui no Brasil.
O nosso encontro aqui em casa,foi uma emoção tão forte,que jamais esquecerei.
De tudo o que vcs podem imaginar de algo tão lindo,foi esse nosso encontro.
Recebi-os em minha casa,como se fossem meus parentes,nunca me senti tão emocionada e o quanto eu esperei por esse encontro.Passamos um dia inteirnho juntos e à tarde levei-os ao Santuário.Outra emoção...porque ela veio para agradecer a graça que conseguiu através dela.
E hoje recebi uma encomenda dela que veio diretamente do Japão.
Me mandou tantas coisas lindas,que nem acreditei.
Todos os presentes escolhidos com tanto amor e carinho,que nem sei dizer o quanto me emocionei quando abri a caixa.Uma boneca,que vc dá corda e ela canta,uma bolsa de cetim chiquérrima,uma toalha bordada e pintada à mão,lequs diversos,uma bolsinha de mão toda bordad com aplicações,chaveirinhos diversos,bichinhos de pelúcia,uma echarp de lã para meu marido,finíssima,´miniaturas de chapéus de palha,uma delicadeza,enfeites de Natal,nossa quantas coisas lindas,nem acredito que eu seja merecedora de tamanhos presentes,escolhidos com tanto amor.
Vejam amigos,o verdadeiro valor de uma grande amizade,trocamos scraps todos os dias..
Todo dia rezo para Deus e Nossa Sra.que faça com que ela se recupere totalmente.
Eu sei que minhas fotos faz bem à ela,então mandei-lhe de presente as mais lindas que ela gostou,ao vê-las no meu álbum e continuarei a mandar sempre,para que ela se recupere totalmente...amizades assim são raríssimas,mas Deus sempre me manda pessoas especiais na minha vida.
Sempre digo essa frase:
Ninguém se conhece por acaso...já estava escrito que um dia cruzaríamos o mesmo caminho...
Termino aqui meu relato,que foi escrito sobre forte emoção.
Obrigada,amiga Mineko que sejamos sempre amigas...hoje e sempre!"


17 comentários:

VERA LÚCIA disse...

Muito bonita a sua história
com a Mineko. O que realmente
importa na vida é isso. Nada
melhor do que um amigo e, como
hoje em dia amigos são cada vez mais raros, a gente tem que
valorizar muito os que nós
temos. Parabéns de novo pela
amiga, pela bela história e
por todas as emoções que tudo
isso te proporcionou.
Beijos. Vera

Unknown disse...

Sonia,a sua história é simplesmente fantástica ! A Mineko já havia me contado alguns detalhes quando esteve em nossa casa...Todos estes acontecimentos, não aconteceram por acaso, não ... Tudo já estava escrito por DEUS , que um dia ,nós tres...( Quatro , a Lourdes tbm ), nos cruzaríamos um dia...E que esta bela amizade nos uniria para sempre... Considero esta amizade , uma amizade muito especial, abençoada por Deus !
Permita-me relatar aqui um pequeno detalhe : Da mesma forma quevoce , conheci a Mineko, através do OKT , por apresentação de uma amiga . Nos primeiros contatos , a Mineko se mostrou bastante reservada, porém à medida que íamos nos "falando" ,a amizade, mesmo que virtual,foi se estreitando . Quando a Mineko decidiu vir ao Brasil visitar seus familiares , ela necessitava ficar alguns dias aqui em São Paulo... Conversei com a Lourdes , minha esposa , e ela prontamente sugeriu recebermos a Mineko aqui na nossa casa , mesmo sem que nos conhecessemos pessoalmente .
A Mineko veio ao Brasil, fui recebê-la no aeroporto ... Ela chegou muito preocupada , pois estava vindo de tão longe para se hospedar em casa de pessoas que ela nem conhecia ... Não sabia como seria recebida ... Ao nos encontrarmos pela primeira vez , ainda no aeroporto , eu lhe disse:
Mineko , não se preocupe ... Aqui voce será recebida como se fosse da família,será nossa irmã , fique e sinta-se à vontade, por todo o tempo que voce queira ficar conosco ... E assim foi feito...
Durante as tres semanas que passou aqui conosco , sentiu-se sim muito à vontade, como se fosse parte integrante da familia,junto a mim, Lourdes e filhos...
Pessoa extremamente religiosa,
bondosa e sensivel, nos ensinou tantas coisas boas para a nossa vida...
Ao retornar ao Japão , deixou dentro de cada um de nós um vazio, uma saudade imensa,mas deixou também, aquilo que o ser humano tem de mais precioso : A AMIZADE VERDADEIRA!
Que Deus a abençoe !
Obrigado , Sonia !
bjs. !

Mara Lucia Bechara disse...

Oi minha querida. Sonia!!!Depois do que li acima só posso te chamar de querida!!!Que estória...lindddaaaa,tó emocionada,entrei no seu blog para agradecer as galinhas que vai me trazer de MINAS!!!.......e me deparo com esse relato maravilhoso de amizade,fé e companherismo que só com a internet ficamos sabendo.Quando conheci seu blog notei que estava conhecendo alguém de ALTO NÍVEL ESPIRITUAL pela carinho como você tirava as fotos e as seus casos de uma boa" proseadora".. kkk !!!Mas uma devota de NOSSA SENHORA DOS DESATA NOS você há de concordar que estava escrito na estrelas que é uma coicindência muito grande.Ainda irei conhecer o Santuario com você se DEUS quiser.Milhões de bjsss.Mara Lúcia

. disse...

Vera Lucia

São tantos encontros nessa minha vida,que vc nem acredita.Lá no site do cybercook,contei tanta coisa,e quanto mais eu escrevia mais aparecia "causos" prá eu contar.Lembro de uma pessoa,que me falaou que todo dia ela abria o micro e ia direto no Fórum do cyber para ver a minha pro´xima história...rss..e assim como essa pessoa ,haviam muitas outras também.
Tenho tudo isso guardado,como uma relíquia.E toda vez que eu ia para estrada voltava com um nova história.Veja voce,eu nem preciso procurar,parece que as pessoas veem ao meu encontro.Ontem fui à missa de manhã,e como de costume ,sento no primeiro banco,bem lá na "turma do gagarejo"...rss.;.cheguei e o banco já estava ocupado,com uma família inteira.só sobrou uma "beirinha" prá mim...rss..sentei ao lado do moço.
E ofereci a missa para uma grande amiga minha,que está passando por um grave problema de saúde, ela é de Campo Grande(MS).No final da missa há algumas apresentações, o senhor ao meu lado levantou a mão e disse que eles eram de Campo Grande.Coincidência,uai...
Quando terminou a missa,eles foram almoçar no restaurante da Igreja e fui lá me apresentar e dizer à eles que estou para ir na cidade deles visitar uma amiga e assim começa uma outra história...rsss..depois conto...
Fazer o quê,né?Coincidência ou Providência?
Bjs

. disse...

Tadashi

Eu prezo muito as boas amizades.
E tenho muita sorte em encontrar pessoas como voces.
Deus,me reserva as pessoas especiais,que bom...
É difícil,mas nada é impossível para Deus.
"A amizade é um amor que nunca morre".
Bjs

. disse...

Maria Lucia

Vou fazer questão de levá-la pessoalmente ao Santuário.
Na terça-feira,tem o Padre Pedro que é um anjo.Bem velhinho,mas faz uma homília tão linda,que no término,todos levantam e o aplaudem.
Se vc tiver sorte,no dia que vier e assistir uma missa com o Pde.Donizete que é bem mais jovem,mas é uma alma boníssima também,assistirá a missa mais linda da sua vida.Porque ele é iluminado pelo Espírito Santo,lembro de uma vez,ter ouvido ele falar sobre o perdão.Não teve uma pessoa na Capela que não tivesse chorado,ao terminar,ele estava chorando tb,vc já viu uma coisa dessa?
Nunca esqueci...foi emocionante.
Pode vir e ficar na minha casa...te levo lá com o maior prazer.
Quanto às galinhas,vou mexer aqui nas minhas coisas,para ver se ainda há algumas,se não bateram as asas...kkk...trago muitas e vivo dando de presente para amigos.
Bjs

Mineko disse...

Sonia,obrigada pela consideração, estima e grande amizade. Nem sei como começar mas tentarei contar o que aconteceu comigo: Como não tinha mais palavras para te agradecer, enviei estas poucas e singelas lembrancinhas em forma de Gratidão pela sua dedicação,
carinho, coração cheio de amor e generosidade... És uma verdadeira mensageira de Deus e Nossa Senhora Desatadora dos Nós. Este Dom que recebeu de Deus Pai é um tesouro que carregas e vai passando para as pessoas que encontram nas suas caminhadas. Bênção Divina...
Relatos: Quando saía com a minha filha , que me levava para exames de rotina no Neuro e cardiologista, ela me levava para um passeio nos shoppings e em lugares diferentes.Em todo lugar que passava , pensava na Sonia. ah o varalzinho de roupas de papai noel,os mimos de corte e costura etc. Um dia ela disse, mãe vou levar numa loja bem diferente, a senhora vai assustar.rs. nem parecia loja,tudo escuro, tinha até 3, 4 ou 5 andares,havia elevador mas sem funcionar, precisava subir pelas escadas com cuidado. Uma loja de brinquedos dos mais velhos tempos até atual., Eu dizia o que que é isso minha filha dando gargalhadas, ela me disse : esta loja é assim, para economizar energia.kkk e entre as penumbras, o fregues mesmo acendia uma luzinha para ver o que queria. Andando pelos corredores cheios de brinquedos,alguma coisa fez eu voltar para trás, Sonia, no meio de outros brinquedos estava a Bonequinha musical que me encantou, logo pensei em você, interessante que quando eu a peguei,começou a tocar a musiquinha Mundo feliz! Ela estava num lugar ecuro, sem ninguem perceber e nem interessar, com a roupinha já amarelada com o tempo...
Trouxe para casa e Angelica já colocou na caixa onde eu estava juntando as coisinhas para você... o que nos chamou a atenção é depois de ter chegado nas suas mãos e recebido com maior carinho!Até o nome ela tem agora... (obrigada pela Homenagem) Nós, (eu e as minhas filhas)ficamos emocionadas ao ver a foto da Mimi na Cristaleira e até com uma Luzinha, uma mudança completa, recebendo a Luz de amor(ficamos imensamente feliz por ela (MiMi estar aí) Quando comentamos: noossa, estava no escuro e agora num lugar iluminado! Comentamos tb que a bonequinha agora é outra! que recebeu um sopro de vida...
Obrigada amiga! É exatamente isso que voce faz para as pessoas que tem a felicidade de encontrar.
A caixa estava Pronta para ser levada no correio. Mas aconteceu o imprevisto: Fui parar no hospital ( deu tontura que nunca havia sentido e caí durinha, não podia movimentar braços , pernas e nem o pescoço. estava segurando celular e com maior esforço liguei para Angelica que tinha voltado do trabalho... mas ela não atendia , estva dando banho no netinho. Estava frio de cogelar, mas mais um esforço e liguei para a Yuri, que estava para voltar do trabalho, ela estava em direção para casa de bicicleta e eu disse para ela que não conseguia me mover nem abrir os olhos. Quando ela chegou,me encontrou quase sem pulsação e gelada,mas a pressão que passava de 200/120 Não havia forma de abaixar. logo ela chamou Ambulancia e ao mesmo tempo para o cardiologista Dr Fujii.que não sei por que motivo. havia enviado carta de apresentação para hospital especializado em cerebros. E assim fui encaminhada. Sonia, dentro da Ambulância, a Angelica e yuri me acompanharam, eu delirava e pedia para Angelica que segurava a minha mão : Filha, por favor mande logo o pacote para Sonia..!! e ela respondia , está bem mãe! não se preocupe! (Já pensou? quase sem sentidos e ainda pensando)...
cont...

Mineko disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mara Lucia Bechara disse...

Oi Sonia,ontem tentei postar e meu micro travou,eu quero fazer uma correção..meu nome é MARA...Quanto ao Bechara minha família é de origem libanesa e veio para SP, meus avós,pai e tios ficaram na capital e até onde eu sei ñ tenho parentes no interior.Tem muitos Becharas dizem que no Líbano é como Silva... Minha família é muito pequena porque tive tios que não se casaram .Estou no interior por causa dos meus filhos....Eu também viajo muito...Minhas filhas moram em lugares opostos,mas dentro do estado.Eu moro na mesma cidade do meu filho ...Me mudei em julho....mas é outra estória.... Nós não estamos tão longe como vc pensa ....passei o Natal em Jundiaí com a familía da minha nora alias já morei lá por 2 anos....mas isso é conversa para outro dia..kkkkk,a próxima vez que for para lá combino de ir para Campinas,para irmos ao Santuário juntas!!!Alias seu blog deveria se chamar CONTOS E ENCANTOS.. FIQUE COM DEUS...Milhões de bjsss. Mara Lúcia

. disse...

Mineko
É com grande emoção que leio seu relato,sobre os últimos acontecimentos.Quando vc estava hospitalizada,troquei varios e-mails com sua filha Angélica,que por sinal é de uma delizadeza sem limites,e ela me disse sobre o episódio da ambulância,nossa nem tenho o que dizer sobre isso,não posso nem comentar que me emociono,mas a única coisa que posso te dizer amiga,querida é que vc estará sempre no meu coração.Hoje lá no Santuário fiquei,orando e pedindo à Nossa Sra. que faça com que vc volte ao Brasil logo,para podermos voltar lá naquele lugar abençoado por DEus.
Tenho certeza que vc gostará de voltar lá em companhia do casal Tadashi/Lourdes e eu.
Agradeceremos juntas todas as bênçãos recebidas e a oportunidade de nos encontrarmos de novo.
Sobre a boneca:
Vc sem querer,me presenteou com a coisa que mais gosto,que é boneca.Desde pequena sou fascinada por elas.Não sei se vc notou a quantidade de bonequinhas que tenho aqui em casa.
Lembra-se da coleção de minis bonecas que está na caixinha da minha mesa?
Sempre adorei bonequinhas de pano,onde passo sempre trago uma para casa.
Quando engravidei dos meus filhos,nunca quis saber o sexo antes como todos os casais fazem,mas torci para ter uma menina..tive dois..meninos...rss...então eu presenteava as minhas sobrinhas.E quando abri aquela embalagem linda que veio a boneca,pensei na hora ser,uma roupa,mas quando vi a boneca,meus olhos brilharam de felicidade,nunca imaginei que com essa minha idade fosse um dia ganhar uma boneca.Tão linda quanto voce...obrigada querida pela lembrança carinhosa.
São esses pequenos gestos entre amigos que fazem a diferença na nossa vida.
E ontem mesmo conversando com uma amiga de Goiânia,tb a conheci pela internet,ela me falou que faz um tempo que ela está preparando uma caixa para me mandar com coisas que gosto.Eu e ela já trocamos varias caixas,com muitos mimos.Acredita que um dia ela me mandou parte de uma coleção de caixinhas marchetadas de sua coleção particular,que trouxe de Israel?Guardo-as com muito carinho,uma relíquia.Só nos conhecemos por internet,faz un seis anos que há conheço,só por fotos,esse ano quero ir lá para conhecê-la pessoalmente,como já fiz com muitos amigos virtuais.
Veja,Mineko,como esse tipo de amizade nos faz bem,nós duas somos testemunhas vivas de tudo o que aconteceu,não?
Muito obrigada por tudo...pelos mimos que me mandou,pela escolha deles com suas filhas,enfim tudo o que me mandaram,jamais esquecerei...
beijos no coração
Sonia Novaes

. disse...

Mara Lucia

Essa família de Adamantina,também eram descendentes de Libaneses.
Que bom saber que está por perto.
Quanto à sua cidade,nunca ouvi falar,nem sei onde fica.
Conheço bem o Estado de São Paulo,pois nasci na Alta Paulista e conheço toda aquela região.
Quem sabe um dia vc vem para cá e iremos juntas ao Santuário...
Bjs

Mineko disse...

Sonia, foi enviada duas vezes o mesmo trecho da mensagem.É possivel deletar uma? Vou tentar enviar a continuação que ficou aqui no rascunho:
continuando:Chegando no pronto socorro(emergencia). logo fui levada para tirar MRI. e aplicaram uma injeção. eu ouvia bem longe... o dr, dizendo, que se atrazasse mais um pouco, não teria mais condições de injetar este anticoagulante.
quer dizer, o corpo não aceitaria mais a injeção e que no meu caso, não tem condições de ser operada.e o medico dizia:inacreditável, o coagulo desapareceu ou dissolveu (foi tirado MRI por duas vezes).
Sonia, acho que voce sabe o que aconteceu. nem é preciso dizer ne!? Milagre de Deus... eu estava pensando que ia voltar para casa logo depois de ser medicada, mas acabei sendo internada,mas veja só! estou aqui , posso raciocinar,falar devagar, mesmo com dificuldades em movimentar(pela primeira vez experimentei cadeira de rodas.( mas logo dispensei).
Estou cada dia melhor.. mas não posso abusar e desobedecer as recomendações medicas.
E agora,não imagina a alegria nossa de pacote ter chegado nas suas mãos e ainda mais que voce gostou de tudo...Até as meninas falavam: vai bagunçar a casa da tia Sonia com tantas coisinhas insignificantes.rs. Eu disse para elas, A Sonia saberá o que fazer... A sua alegria é minha também!...
Mais uma Vez muito obrigada! !
beijos carinhosos!! meu e das minhas filhas..
Mineko / Dig: Angelica..

Unknown disse...

Impressionante a fibra da Mineko ,não é mesmo Sonia ? Que história linda do milagre vivido por esta nossa amiga ...Ela VAI ficar boa , e nós quatro , ela , voce a Lourdes e eu iremos ao Santuário Nossa Senhora Desatadora de Nós, para agradecer juntos , todas as graças recebidas ...Gostaria muito de estarmos recebendo junto com a Mineko , as suas tres filhas também ...
bjs.

. disse...

Tadashi

É uma história linda essa da Mineko.
Cada vez que leio me emociono,converso com muitas pessoas e elas me falam que também recebem muitas graças,muitos milagres através dessa Santa.
Hoje mesmo conversei com uma amiga que me contou uma coisa impressionante,sobre um tumor que apareceu no útero delae ela fez muitos exames e era nítido o tumor,passou por varios médicos e todos falaram a mesma coisa:que ela teria que tirá-lo pois era muito grande e as chances de sobrevivência era mínima.Ela disse que veio para Campinas,contrariando toda junta médica da cidade dela,que falaram que ela não poderia viajar no estado que se encontrava,mesmo assim ela veio.Foi ao Santuário,rezou por varios dias e Voltou para cidade dela.
Eles então a pedudo dela fizeram novamante uma tomografia,e vc acredita que o tumor havia desaparecido por completo,nem os médicos acreditaram no que viram,fizeram,novamente todos os exames e constataram que realmente não havia mais tumor nenhum.
Ela é mãe de uma amiga minha e hoje(ontem) estivemos juntas e ela me contou isso,aconteceu em julho do ano passado(2010).
Veja como é poderosa essa Santa,o caso da nossa amiga foi a mesma coisa,só que não era a mesma doença,mas tão grave quanto.
Logo ela virá para cá e juntos iremos ao Santuário,podes crer nisso.
Bjs

Unknown disse...

Obrigado,Sonia ... Ela virá sim,com certeza iremos nós quatro , bem juntinhos ao Santuário , agradecer a todas as graças recebidas... Quando temos DEUS dentro de nós , ELE nos concede coisas inacreditáveis ...Eu nem diria milagre , mas a vontade de DEUS que se manifesta ... Eu e minha família já recebemos uma GRAÇA DELE... Espero um dia poder fazer este relato a voce...

. disse...

Tadashi

Vamos torcer para que esse dia chegue logo,né?
Bjs

Noko disse...

Querida Sonia. Agradeço sempre a vc e ao Tadashi e Lourdes que acolheram minha amiguinha Mineko, quando ela e eu voltamos juntas do Japão.Devido ao acidente que sofri nas neves de lá, não conseguia sequer tomar banho sozinha em casa, ficando direto numa cadeira de rodas.Então, Tadashi a acolheu, que bom...gente boa existe neste mundo.E a levou para te conhecer. Só Deus sabe o quanto te quero bem.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...