Minha foto
Sou Sonia Novaes,Artista Plástica. Gosto de fotografar a natureza,os pássaros,o cotidiano. Gosto de poesias,escrevo alguns contos das viagens que faço e adoro culinária. Adoro fazer novas amizades e tenho muito carinho,por todos que conheço. Trabalho com artesanatos,cerâmica,patch sem agulha e tear manual. Confecciono colares e brincos de fuxicos. Certas palavras podem dizer muitas coisas; Certos olhares podem valer mais do que mil palavras; Certos momentos nos fazem esquecer que existe um mundo lá fora; Certos gestos,parecem sinais guiando-nos pelo caminho; Certos toques parecem estremecer todo nosso coração; Certos detalhes nos dão certeza de que existem pessoas especiais, Assim como você que deixarão belas lembranças para todo o sempre: Vinicius de Moraes

quinta-feira, maio 05, 2011

Salve quem puder

A grama dourada...


Estrada que liga Barão ao Village...




Hoje fiquei triste de ver como as pessoas conseguem distorcer o que falamos.


Estão vendo essa segunda foto,uma estrada?


Pois é,ela liga Barão Geraldo à uma região que se chama Village Campinas.Passo por ela quase todos os dias.


Sabe aquele capim dourado por natureza que temos no Jalapão?


Pois é parece aquele capim maravilhoso que temos lá.


Só que o capim do Jalapão é natural e o daqui é infestado de mata-mato,bem diferente do que vemos lá.


É a tal da capina química,que muitos insistem em derramar sobre as lindas pastagens,sobre os tons verdes que o Brasil possui,deixando-os dourados,de VENENO.


Pobre humanidade ,tenho dó das pessoas que passam venenos nesses lugares.


Como viajo muito,tenho a oportunidade de ver o que acontece pelo Brasil afora.


Vejo cada absurdo que fico muito revoltada.


Vejo pessoas nas estradas jogando venenos com aquelas máquinas nas costas,sem proteção nenhuma,de chinelo havaianas,sem luvas,sem capacetes,acaba meu dia.


Outro dia fiquei sabendo de uma coisa absurda.


Conversando com uma funcionária de uma Pousada em Minas,ela me disse que o irmão dela de 18 anos,estava enfermo numa cama havia quase um ano,sabe porquê?


Ele foi dedetizar o quintal do Supermercado que ele trabalhava,com essas tais maquininhas,sem proteção nenhuma,a alça da máquina enroscou num galho de árvore e ele puxou,perdeu o equilibrio e caiu,a máquina abriu a tampa e o veneno,derramou sobre ele.Ele foi levado com queimaduras graves para o hospital,o líquido se espalhou por toda costa dele.


Não morreu de milagre,mas está inválido.


Sofre dores terríveis pelo corpo e não tem mais força para trabalhar,isso porque ele tem apenas 19 anos.


Vejam voces,quando vemos determindas coisas acontecerem e não divulgamos,as pessoas que fazem uso desse tipo de coisas,não sabem o risco que correm.


Eu continuarei a divulgar o que vejo por aí,porque eu tb sou vítima de determinados venenos jogados indiscriminadamente no solo.


E não adianta me ameaçar,não tenho medo de ninguém,aliás determinadas pessoas deveriam até me agradecer,porque eu divulgo para o bem delas,não sou egoísta de pensar só em mim,penso em todas as pessoas em geral.


Eu sou uma pessoa de bem com a vida,gosto de ajudar as pessoas,não sou falsa,sou honesta e correta,luto pela preservação do meio ambiente,porque já tenho meio século de vida,não tenho mais nada para perder,mas penso no futuro dos meus filhos,dos meus futuros netos,nos filhos dos meus amigos e em todas as pessoas do mundo.


Nada levarei dessa vida,apenas as boas ações que praticarei...portanto quem não estiver satisfeito com o que escrevo aqui,por favor não passe por aqui,porque tudo que escrevo sai do meu coração,não prejudico ninguém,não tenho raiva de ninguém,mas por favor não venha para meu blog com uma pedra,porque poderá sair daqui com duas.


Falo apenas a verdade...quem não quiser ler,vá para outro lugar.













10 comentários:

Antonio disse...

Ola Boa noite.

Estou aqui em Portugal e ha muito vejo teu Blog encantador.
Tu sabes que aqui na terra ainda tem gente nas pequenas cidades agricolas que continuam a utilizar estes produtos que tu descreves. Olha, te digo uma coisa, que perigo tu sabes?
Tuas fotos do mato falecido por estes produtos me deixa triste.
A sociedade contemporanea ainda não sabe os riscos que correm.
Do teu leitor,
Antonio de Burgos
(Portugal)

. disse...

Antonio

Há muitos anos venho divulgando,o que o Homem faz com a natureza.
Aqui no meu país,tudo que é proibido no resto do mun do,aqui é liberado.Uma calamidade pública e ninguém se "toca" com isso.
E tem pessoas que chegam ao ponto de querer te complicar a vida,porque divulgamos o certo,dá para entender?
Essa semana,fui numa clínica Cardiológica,fazer uns exames,quando a secretaria estava preenchendo a minha ficha,uma outra atendente teve a ousadia de esborrifar,veneno de pernilongo em spray no local onde eu me encontrava,veja Antonio,se isso não é o fim do mundo.
Justo lá?
As pessoas não sabem o perigo que correm,acham que eliminam os pernilongos,jogando veneno num recinto fechado,e numa Clínica para pacientes com problemas de coração.É o fim do mundo,sai de lá correndo.
Morei em outro Estado aqui no Brasil,onde ocorre a maior plantação de morangos.E quantos pessoas eu vi morrerem por causa do inseticida que se colocam nesses frutos,uma calamidade pública.
Nunca mais comi morangos comprados em supermercados.
Só compro se eu souber se são orgânicos ,e que tenham o selo de qualidade,se não dispenso.
Pena que muitas pessoas,não aceitam o que divulgamos...fico muito trsite com isso.O tempo é o senhor da razão,um dia essas pessoas acordarão,não é mesmo?
Um grande abraço para voce.
Sonia Novaes

Antonio disse...

Estimada Sra. Sonia Novaes,

de facto estamos num momento especial em nossa sociedade. Hoje aqui na Europa temos a união legal de pessoas do mesmo sexo, já pensou o que diria meus antepassados? Tenho medo destas mudanças, sabes?
Sua lamentação quanto ao veneno de pernilongo que tu foste vitima na clinica que tu mencionas, até que tivestes sorte pois se fosse veneno de humanos tu e outros certamente estariam contaminados.
Como defensores do Mundo mais limpo que solução nós poderiamos apresentar para a coitada que esborrfiou veneno pra matar os pernilongos la da clinica? Eu gostaria de saber alguma solução pois aqui em Portugal é costume também usar estes produtos que tu mencionas. Alguns tem até odor agradável como tu deves saber.
Acho que seria tão bom viver em paz com os coitadinhos dos pernilongos que devem ter alguma importancia no bioma que nos cerca.
Espero que tenhas resolvido o problema do teu coração numa clinica sem spray.Não deixes que teu coração tão verde fique sem atendimento por causa de um spray para matar mosquitos. Tua vida precisa ser preservada.

Antonio de Burgos
( Portugal)

Edna Sugiuchi disse...

Olá Sonia, sou a mesma da comunidade do orkut, e comecei a acompanhar o seu blog. Sou de uma família de agricultores, e onde morava no Vale do Ribeira presenciei muito dessa forma de pulverizações perigosas. Quando mais novo, o meu pai ficou muito doente por causa disso e se esforçou para conseguir introduzir a agricultura orgânica na região e foi um dos pioneiros a receber o selo orgânico nas produções. Infelizmente ainda existem muitas vítimas...

. disse...

Antonio

A semana que vem voltarei na Clínica e falarei com o médico sobre o que presenciei,coitado ele nem deve saber o que se passa,não é mesmo?
Aqui em casa,não faço uso de nenhuma substância química.Não uso,nenhum desinfetante,nem cloro,nem nada...uso sómente sabão e água.
De vez em quando,cato folhas de eucalipto cheiroso e deixo no álcool,uso para perfumar o chão,da minha casa.
E para espantar esses inconvenientes pernilongos uso uma solução que é maravilhosa,vou explicar para voce...

Repelente caseiro

1 vidrinho de óleo Johnson
1/2 litro de álcool
1 pacotinho de 100grs de cravo
Misture os três ,deixe descansar três dias.
Usar para espantar pernilongos...
Se quiser poderá deixar uma pequena quantidade em potinhos,em cantos diferentes de sua casa.

Pode usar sem problemas,o pernilongo passará bem longe do seu braço....rsss.

Quando vou à chácara,sempre me protejo com essa mistura milagrosa.

E assim vamos preservando nossa saúde,que é dom mais precioso que Deus nos deu.
Um dia vou conhecer seu país,terra de meus avós maternos.
Abraços

. disse...

Edna

Realmente é um desafio morar aqui no nosso país,com todas essas coisas graves que acontecem todos os dias.
Nem preciso citar para voce,deve ler os jornais todos os dias,não é mesmo?
É um país maravilhoso,mas com grandes problemas ambientais...fora a corrupção que corre solta.
Nossa alimentação é quase toda orgânica,evito o máximo de comprar verduras ou cereais em supermercado,aqui em Campinas há varios mercadinhos que vendem produtos orgânicos.
Quando vou para Floripa sempre passamos pelo Vale da Ribeira,a região é lindíssima,não é mesmo Edna?
E enquanto vivemos,vamos divulgando o que achamos de errado,assim com nossas denúncias,mais pessoas irão também cobrando de nossos dirigentes providências que achamos necessárias.
Um grande abraço...

. disse...

Antonio

É o mundo estão meio doido mesmo.
Ainda bem que meus avós e meus pais não são mais vivos,porque nem sei o que iriam pensar,sobre essa loucura que está ocorrendo no mundo inteiro.
Temos que ir aos poucos nos acostumando com as mudanças de comportamento,mas é bem difícil.Porque não sei a sua idade,mas acredito que tenhas tido uma vida semelhante à minha ,onde os valores eram respeitados,educação vinha de berço e não de bancos escolares,por isso que fica difícil aceitarmos essa modernidade descontrolada.
Como fui educada, nos "antigamente"....rss..procurei passar para meus filhos(dois meninos) o que recebi de meus pais.
Foi difícil,mas conseguimos...hoje eles estão com 29 e 27 anos,nunca me deram um desgosto na vida.Não tem vícios e sempre foram estudiosos.Mas não foi fácil,porque conviveram com todo tipo de educação,mas graças à Deus,souberam dar continuidade na educação que receberam.O mais velho já se formou e trabalha desde os 15 anos,já é independente..o mais novo termina esse ano Engenharia Elétrica e ainda continuará,estudando,pois fará Doutoramento e Mestrado.São duas bênçãos divinas.
Eu sou Artista Plástica,defendo o Meio Ambiente e fico uma fera quando vejo como a Natureza é tratada.
Então ,Antônio,continuo minha luta,tem pessoas que vem aqui no meu blog,para me irritar,porque critico o uso de venenos que são jogados no solo,pessoas essas que antes viviam me elogiando,pelas fotos que faço e hoje me criticam porque sou contra os inseticidas que são jogados indiscriminadamente no solo.
Fico muito triste com isso,porque deveria ser o contrário,deveriam ajudar e não criticar,porque se divulgo é porque é perigoso mesmo,não faço por mal,luto pela vida,vida sadia sem agrotóxicos.
Para eliminar pernilongos,uso uma mistura de óleo Jonshon,com álcool e cravo da india.Misture os três juntos,deixe infusão por 3 dias.depois passe sobre o corpo,braços,pernas ,os pernilongos não chegam nem perto.É ecológico e barato...pode fazer que dá certinho.
Não sei se vc viu que criei um outro blog:www.sonianovaes2.blogspot.com
Te espero por lá.
Abços

. disse...

Edna

Engraçado,já respondi o seu comentário aqui no meu blog e parece que sumiu....rsss.
Voce chegou a ler?
Falei que já passei pelo Vale da ribeira e adorei ver de perto as belas cachoeiras que tem por lá.
Seu pai fez muito bem,parabenizo-o por isso.
Sou adepta à agricultura orgânica há mais de 30 anos.
Hoje mesmo plantei,alface,chicória e rúcula na minha chácara.
temos que divulgar mesmo os maltratos à natureza,vc não acha?
Esse ano perdemos um amigo aqui,um japonês,que a esposa disse que ele contraiu enfizema pulmonar,dos venenos que ele passava nas frutíferas aqui em Campinas,escrevi muito sobre ele aqui no meu blog.
Ele plantava lichías...
Sr.Tatsuo...uma pessoa boníssima e muito amigo...ele adorava minhas fotos...vivia sorrindo...pena que pessoas boas vão embora mais cedo.
Fiquei feliz de vê-la aqui,Edna...
Bjs

Edna Sugiuchi disse...

Sônia, eu não li a sua outra resposta, mas sinto muito pelas pessoas queridas que perdemos por causa dos agrotóxicos. Também plantei umas verdurinhas em casa, rúcula, salsinha, cebolinha... Agora é só esperar para saborea-las. bjs

. disse...

Edna

Acho que nossas verduras vçao crescer juntas...rss..porque tb plantei as minhas essa semana.
Bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...