Minha foto
Sou Sonia Novaes,Artista Plástica. Gosto de fotografar a natureza,os pássaros,o cotidiano. Gosto de poesias,escrevo alguns contos das viagens que faço e adoro culinária. Adoro fazer novas amizades e tenho muito carinho,por todos que conheço. Trabalho com artesanatos,cerâmica,patch sem agulha e tear manual. Confecciono colares e brincos de fuxicos. Certas palavras podem dizer muitas coisas; Certos olhares podem valer mais do que mil palavras; Certos momentos nos fazem esquecer que existe um mundo lá fora; Certos gestos,parecem sinais guiando-nos pelo caminho; Certos toques parecem estremecer todo nosso coração; Certos detalhes nos dão certeza de que existem pessoas especiais, Assim como você que deixarão belas lembranças para todo o sempre: Vinicius de Moraes

quarta-feira, agosto 29, 2007

As esculturas da Delfina...

Esta é a mineira Delfina....
Delfina e Maria....com suas esculturas em estopa...ou linhagem....

A primeira vez que fui à Tiradentes(1997) ao passar por uma loja,vi uma escultura que me chamou atenção.
Era um presépio todo feito de estopa,as imagens representando o Menino Jesus,Maria e José, eram perfeitas.Fiquei encantada com todas as peças que estavam expostas na loja...tentei por todos os meios, fazer com que a proprietária da loja me falasse quem era o artista que tinha feito aquelas figuras tão maravilhosas.Ela apenas me disse que se tratava de uma mulher,mas não quis me fornecer o endereço...confesso à vcs que até perdi o interesse de ver as outras coisas...rsss...as imagens não me saiam da cabeça.
Olhando bem as figuras,pude perceber que as figuras tinham um olhar estranho,não sei explicar para vcs o porquê que aquelas figuras mexeram tanto comigo.
Como já era tarde,resolvi que no dia seguinte eu ia fuçar até achar a escultora,ou a dona daquelas figuras humanas tão impressionantes.
Levantei-me cedo e fui à caça...rsss...quando estava quase desistindo,encontrei uma pessoa que me forneceu o endereço, de fato não era na cidade de Tiradentes,ficava bem longe dali.
No dia seguinte,peguei uma amiga, que conhecia aquelas "bandas" e caimos na estrada...estava armando um temporal, danado,mas mesmo assim fomos,pois a minha curiosidade falava mais alto.Fomos para uma cidade chamada Lagoa Dourada...estrada perigosa demais,cheia de curvas fechadas...assim chegamos lá...a chuva passou longe....ainda bem.
A cidade é conhecida como a capital do Rocambole....e que rocambole minha gente...de todo jeito:com goiabada...é o que mais eu gosto...com doce de leite...de creme...de chocolate...tanto que até perdi a conta.Tinha uma doceria que enrolava o "trem" na hora...era só escolher o recheio e enrolar a "encrenca"...rsss...kkkk....de comer ajoelhado...ei trem bom sô...rsss....comemos até...saimos toda lambuzadas de recheio de goiabada.Entramos no carro e caimos numa estrada de terra.Era mais buraco que estrada...rsss..andamos até chegar num povoado...longe prá caramba...chamado:Arame.
Perguntamos onde morava a artista...chegamos numa casa simples...lá de dentro saiu uma mulher magrinha com o olhar mais triste que já vi na minha vida....ensaiou um sorriso tímido e nos recebeu na maior cortesia.
Pronto lá estava eu diante da pessoa que eu procurava há dois dias...fiquei até com vergonha de mim...eu toda arrumada e a mulher com uma roupa muito simples que me fez até ficar com remorso...mas....me apresentei e disse a ela que eu estava curiosa para conhecê-la,pois tinha visto as obras dela na cidade e tinha achado-as encantadoras.
Ela estava preparando um presépio com figuras grandes, como essas da foto...
Vcs não imaginam como eram essas peças...todas feitas em armação de arame e revestidas com papel e estopa.
Uma artista nata...sem estudo...humilde e talentosa...as figuras eram tão perfeitas que pareciam gente mesmo.
´Perdi a noção do tempo...fiquei extasiada diante de tanta beleza e da pureza de alma dessa criatura.
Comprei dois presépios menores, com vários elementos...as outras peças já estavam todas vendidas.
Nunca esqueci essa pessoa maravilhosa e talentosa como essa criatura Delfina.
Nunca mais a vi, pois o sítio que ela morava ficava muito distante e sempre que ia à Tiradentes,ia a trabalho e não restava muito tempo.
Esses são os verdadeiros artistas,os anônimos da vida...pensar que existem tantos artistas que se julgam "estrelas" e conhecendo a Delfina,dentro da sua simplicidade e grandeza,pude avaliar que para ser um grande artista,além do talento...vc tem que ser modesto...essa é a verdadeira essência da vida.

10 comentários:

Anônimo disse...

Tens toda razão. Parabéns à ARTISTA e a você pela bela postagem.


Abçs

Vera disse...

Oi Sônia td bem?
Legal esta artista e os ypês estão realmente lindos...adorei suas fotos!
Bjo
Vera do http://ceramicaedicaolimitada.blogspot.com/

cristina disse...

oi Sônia!

Eu me emocionei com as postagens, lembrei-me de muita coisa guardada na minha memória. A Delfina realmente um talento, no meio de tanta simplicidade nasce com todo seu dom de artista.
Beijinhos
cristina
www.portuguesdobrasil.blogspot.com

. disse...

Eduardo

Existem pessoas que eu conheci ao longo dessa minha caminhada,pelas estradas de Minas.que ficaram marcadas pelo resto da minha vida,são histórias onde impera a bondade,ternura e simplicidade, desse povo mineiro tão acolhedor e hospitaleiro.Cd viagem um ahistória diferente e assim sempre vou tendo coisas para contar...rsss...
Um abraço...

. disse...

Eduardo

Existem pessoas que eu conheci ao longo dessa minha caminhada,pelas estradas de Minas.que ficaram marcadas pelo resto da minha vida,são histórias onde impera a bondade,ternura e simplicidade, desse povo mineiro tão acolhedor e hospitaleiro.Cd viagem um ahistória diferente e assim sempre vou tendo coisas para contar...rsss...
Um abraço...

. disse...

Vera
Pena que as flores já foram embora...rsss...agora amarelos só o ano que vem.
Bjs

. disse...

Cristina

Pensar que exitem tantos artistas, que se julgam o todo poderoso e ao encontrar uma pessoa tão doce que nem a Delfina,meu coração se enche de alegria.
Bjs

Marcia disse...

Ola, cheguei pela porta da cozinha da Cinara e adorei!
Que artesanatos lindos! Onde estão?
Voltarei a visitá-la e desculpe a invasão, apareça no Ideias

O Meu Jeito de Ser disse...

Sonia, são essas pessoas que fazem a diferença.
Pessoas simples, com toda humildade do mundo, mas que ama o que faz.
Acho que além da modéstia, há de ter o amor pelo que faz, o dom nato que possui somado à modéstia e o amor, dá um resultado perfeito.
São obras maravilhosas, que podemos considerar um ato de sorte poder ver e ter peças assim.
Parabéns pela descoberta.
Um beijo

. disse...

Marcia

Bem-vinda a minha página.
Os meus artesanatos estão em minha casa...e vou vendê-los tb na casa das minhas amigas.
Um beijo gde para vc...

O meu jeito de ser

Até hoje sinto saudades dela.Guardei para sempre aquele olhar tristonho...olhar de bondade...
Bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...