Minha foto
Sou Sonia Novaes,Artista Plástica. Gosto de fotografar a natureza,os pássaros,o cotidiano. Gosto de poesias,escrevo alguns contos das viagens que faço e adoro culinária. Adoro fazer novas amizades e tenho muito carinho,por todos que conheço. Trabalho com artesanatos,cerâmica,patch sem agulha e tear manual. Confecciono colares e brincos de fuxicos. Certas palavras podem dizer muitas coisas; Certos olhares podem valer mais do que mil palavras; Certos momentos nos fazem esquecer que existe um mundo lá fora; Certos gestos,parecem sinais guiando-nos pelo caminho; Certos toques parecem estremecer todo nosso coração; Certos detalhes nos dão certeza de que existem pessoas especiais, Assim como você que deixarão belas lembranças para todo o sempre: Vinicius de Moraes

sexta-feira, maio 28, 2010

Os mais belos sorrisos

D.Maria uma anônima...que depois tornou-se minha amiga...
A bela cigana e sua doce filha...

D.Maria José...encontrei-a numa quermesse....


Um anjo na multidão...




Minhas amigas do coração:Mariza Zacura e Odete Abdalla....
Gosto de fotografar pessoas anônimas..mas sempre peço a permissão delas,para colocá-las nas minhas histórias.
Foi assim com a D.Maria...fotografo-a há quatro anos,na festa do Bom Jesus em Córrego do Bom Jesus(MG)...quando a vi pela primeira vez,fiquei fascinada por ela,pois era o rosto que gosto de fotografar,embora enrrugado,mas sempre existe um belo sorriso.
Dessa última vez que fotografei D.Maria,fui conversar com ela...me apresentei e ela ficou muito feliz d'eu querê-la fotografá-la.Fez várias poses...fui clicando..clicando...e.. ela ria muito.
Quando volto na cidadezinha,sempre vejo-a pela rua.Essa última vez que a vi,há 15 dias atrás,ela estava sozinha,no meio da rua,era quase meia-noite...estranhei..ela mora num lugar perigoso que se chama:buraco quente....rsss...já viram porque,né messsmmoooo???
A cigana,encontrei-a na porta de um banco numa cidade mineira...embora os olhos fossem tristes,tinha um belo sorriso..a menina era linda,fiquei com pena de vê-las naquele estado.
Fui até uma loja e comprei uma bonequinha para a menina,nunca vou esquecer o contentamento dela...diz a mãe que ela nunca havia ganho uma boneca...é muito triste ouvir isso...
D.Maria José...encontrei- jogando bingo numa quermesse em Córrego do Bom Jesus,era Festa de São Benedito,fiquei vendo-a jogar aquela doideira...kkk...porque o bingo lá e diferente do que temos aqui.
Com uma cartela,vc joga quatro vezes e só paga 2,00....e sai muita leitoa e frango assado...kkk...eu e meu marido resolvemos arriscar...mas comemos "barriga" o tempo todo.Então ela e o marido resolveram nos ensinar e assim nasceu a nossa amizade.
Um dia resolvi conhecer o sítio que ela mora...foi assim que eu a encontrei,de lenço na cabeça e fazendo queijo fresco...que doçura de mulher...tomamos café com queijo,fresquinho...aí que delícia.Tiramos muitas fotos...preciso voltar lá para levar as fotos que tirei de todos eles.
Quando eu era pequena,minha mãe me vestia de anjo quando havia procissão.Também coroei Nossa Sra de Fátima...que saudades.
Duas grandes amigas,são Artistas Plásticas:Mariza Zacura é escultora e Odete pintora.
Já contei a história da Mariza aqui...hoje ela mora em Arraial D'Ajuda..uma grande escultora,suas obras são engraçadas,não encontrei nesse mundo,pessoas que não gostassem dela,pela alegria que ela tem de viver a vida na maior simplicidade...uma grande alma.
Odete Abdalla...que linda...olhos verdes transparentes essa guerreira,filha de Libâneses...é doce que nem mel...
Últimamente tem passado por algumas tristezas...nessa foto ela havia perdido,um irmão e uma cunhada...com problemas cardíacos..e recentemente perdeu uma irmã...aos poucos está vendo desaparecer toda família que era numerosa..15 irmãos...restaram apenas seis para a tristeza dela..com certeza.
Ela é Advogada..trabalha até hoje na Construtora que tem aqui em Campinas e nas horas de folga pinta divinamente.Odete é bondosa..herdou isso de seus pais que eram pessoas boníssimas é descendente de uma família tradicional daqui,tão educados..coisa rara de se ver nos dias de hoje.
Dedico esse texto para todas elas..com muito carinho.




7 comentários:

micael disse...

Que bela homenagem às mulheres, de uma mulher sensível.
É merecedora de um sorriso franco, de agradecimento, de Maria(das Marias / fonte das nossas vidas).
Bom fim de semana.

P.S. - Faça uma visitinha ao nosso blog (meu e da minha moura encantada): http://monte-de-esqueiros.blogs.sapo.pt Veja as nossas Dálias...

VERA LÚCIA disse...

Oi Sonia ! Belas fotos !
Somente quem é sensível
consegue enxergar a
sensibilidade alheia.
Adorei a carinha da Da.
Maria e me emocionei com
a cigana e sua menininha,
sentadas no chão. Que maldade... isso não devia acontecer em lugar nenhum, principalmente com uma criança.
Beijinhos.
Vera

. disse...

Micael

Sou uma pessoa muito observadora,às vzs ando pelas ruas e fico olhando o semblante das pessoas.Noto uma grande diferença do povo da cidade e do povo criado em roça...
O povo da cidade,o semblante é tenso...parece que vive amedrontado,os da roça,campo,não...o sorriso é encantador,vivem alegres pois tem vida mais saudável.
Vou passar pelo seu blog.
Abços

. disse...

Vera

A D.Maria não muda,está sempre sorrindo.A cigana,bonita,não?Pena que judiada...tenho muita pena dos ciganos.
Abços

Flora Maria disse...

Sonia e sua possante máquina fotográfica !!!
Que fotos maravilhosas, Sonia !

E a exposição ?

Beijo

. disse...

Flora

Está a todovapor...
Vai ser dia 9 de agosto,vcs vem?
Bjs

Anônimo disse...

Sonia, com carinho revi a foto de minha querida mestra de inglês, Miss Odete Abdalla. Quanta saudade dos dias de colégio no Aníbal de Freitas em Campinas. Quando possível transmita a ela meu carinho e minha lembrança de um tempo jamais esquecido. Neste dia dos professores ela é minha saudade mais querida.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...