Minha foto
Sou Sonia Novaes,Artista Plástica. Gosto de fotografar a natureza,os pássaros,o cotidiano. Gosto de poesias,escrevo alguns contos das viagens que faço e adoro culinária. Adoro fazer novas amizades e tenho muito carinho,por todos que conheço. Trabalho com artesanatos,cerâmica,patch sem agulha e tear manual. Confecciono colares e brincos de fuxicos. Certas palavras podem dizer muitas coisas; Certos olhares podem valer mais do que mil palavras; Certos momentos nos fazem esquecer que existe um mundo lá fora; Certos gestos,parecem sinais guiando-nos pelo caminho; Certos toques parecem estremecer todo nosso coração; Certos detalhes nos dão certeza de que existem pessoas especiais, Assim como você que deixarão belas lembranças para todo o sempre: Vinicius de Moraes

quarta-feira, setembro 28, 2011

Antes e depois



Tão gostando de ver?
Vejam voces,como ficou o lindo ipê rosa da postagem anterior.
Aleijado,massacrado,sangrando mesmo...
Voces já ouviram falar que o Ipê é árvore símbolo do Brasil e em hipótese nenhuma pode ser cortado?
Será?
Numa rua,onde há árvores na calçada,ninguém pode cortar um galho dela sem autorização da prefeitura e se voce fizer isso,poderá ser processado,ou até mesmo preso,depende do caso?
Outro dia ,ouvi de uma amiga que mora na Inglaterra dizer o seguinte:
Que em qualquer cidade de lá,para voce cortar uma árvore,não importa onde ela esteja,se a Prefeitura der autorização,mas um morador do quarteirão não concordar,voce não pode tirar a árvore?
Já pensaram se essa lei fosse aplicada no Brasil?
Será que teríamos tantas árvores cortadas?
Fica aí a minha pergunta....
Já chorei muito,quando meu vizinho sacrificou um flamboyant de 50 anos,em frente da casa dele,que acabara de comprar.Isso porque quando eu soube,fui lá conversar com ele,para dizer que eu amava aquela árvore e que as raízes eram tão profundas,que jamais dariam problemas na casa dele,pois a antiga moradora,viveu ali varios anos e me disse que adorava aquela árvore,que não atrapalhava em nada.
Chorei pelo flamboyant e por todas as árvores do mundo,chorei pelos meus filhos,pelos meus futuros netos,por todas as crianças,por toda as pessoas desse planeta,mas minhas lágrimas não serviram nem para comovê-lo,isso porque ele é ligado à Agricultura,acreditem se quiser...isso mesmo...
Quando comprei essa casa,há seis anos atrás,adorei a rua...no meu quarteirão tinha uns quatros pés de flamboyants.Sabem quantos tem agora?
NENHUM...foram todos cortados e arrancados,por moradores novos.
Haviam muitos passarinhos com ninhos,até pica-paus brancos eu vi.Agora eu só vejo passarinho aqui,porque tenho um comedouro no jardim e todas as manhãs,coloco quirela de milho e frutas para os sabiás....água para os beija-flores.Plantei uma grevilha-anã para atrair os beija-flores e as cambacicas,vou fazendo o que posso.E meto a boca mesmo,quando vejo esse tipo de coisa,não quero ser omissa diante dessa calamidade..
Tenho muita pena de meus filhos,não sei como será o futuro deles,mas quero que eles saibam,quando eu não estiver mais aqui,que tiveram uma mãe presente,defensora da natureza e que as árvores que estamos plantando hoje,serão aquelas que darão sombra para eles no futuro e deixarei no meu testamento,que lá naquele pedaço de chão que tanto tenho amor,não quero que caía nenhuma árvore,a não ser que ela esteja condenada,é só o que posso deixar para eles.
Assim partirei feliz...

4 comentários:

COLHENDO FLORES ENTRE ESPINHOS disse...

Que pena o que fizeram com a árvore! Adoro Ipês e esse ano descobri a candura do do ipê branco, como é magnífico!
bjs
juliana cruz

. disse...

Juliana

O ipê branco é deslumbrante mesmo,transmite paz,...
Bjs

VERA LÚCIA disse...

Impressionantes as fotos e o
seu desabafo. Eu também
choraria se estivesse no seu
lugar. Você sabe que, quando vejo
na televisão alguém serrando uma
árvore, eu imediatamente desvio
o olhar ou mudo de canal. Faço
a mesma coisa quando vejo cenas
de animais sofrendo. É muito
triste, né ? E mais triste é
a gente se sentir impotente
diante de tanta ignorância.
Beijinhos.
Vera

. disse...

Vera Lúcia
Quando vou para chácara,tenho que passar em frente ao ipê,quando vejo-o sinto um vazio enorme dentro de mim.Lembro de todas as árvores que são massacradas no mundo inteiro,me dá uma grande tristeza.
Bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...