Minha foto
Sou Sonia Novaes,Artista Plástica. Gosto de fotografar a natureza,os pássaros,o cotidiano. Gosto de poesias,escrevo alguns contos das viagens que faço e adoro culinária. Adoro fazer novas amizades e tenho muito carinho,por todos que conheço. Trabalho com artesanatos,cerâmica,patch sem agulha e tear manual. Confecciono colares e brincos de fuxicos. Certas palavras podem dizer muitas coisas; Certos olhares podem valer mais do que mil palavras; Certos momentos nos fazem esquecer que existe um mundo lá fora; Certos gestos,parecem sinais guiando-nos pelo caminho; Certos toques parecem estremecer todo nosso coração; Certos detalhes nos dão certeza de que existem pessoas especiais, Assim como você que deixarão belas lembranças para todo o sempre: Vinicius de Moraes

terça-feira, janeiro 29, 2008

D.Helena Siqueira Torres e seus presépios.

Está é D.Helena...
o presépio feito por ela....
aqui ela aparece com uma amiga,e está contente com o presente que levei para ela.
Vejam o belo fogãozinho de D.Helena...é um charme...
D.Helena e eu sentamos na soleira da porta...e foi um "conversê"...danado de bom...o doce encontro mineiro.

O dia estava chuvoso,mas tínhamos pouco tempo de permanência na cidade de São Gonçalo,no dia seguinte iríamos embora.Então aproveitamos para passear mesmo com uma pequena garoa que teimava em cair,e fomos conhecer o povo da cidade.
Avistamos uma pequena igrejinha no topo de uma ladeira e para lá nos dirigimos,foi aí que conhecemos D.Helena.
Uma pessoinha alegre,baixinha e muito prosa.Convidou-nos para entrar em sua casa,para mostrar uma coisa preciosa.
Ah! que lindo....num pequeno cômodo da casa,lá estava a preciosidade de D.Helena.Um presépio original.feito de pequenos bonecos de cerâmica que ela mesmo fabrica...casinhas de barro....fogãozinho à lenha,boizinho,galinhas,tudo em miniaturas,e lá no canto uma pequena manjedoura vazia,esperando o Menino Deus.Ah! quanta criatividade naquela figura tão pequenina e carismática.Então contou-nos sua história.
O presépio,começou com sua mãe ainda moça,ia na casa das pessoas e na igreja montar presépios, ela e uma prima.Antes dela falecer,passou o ofício para a filha Helena.Que ia fazer os presépios nos vizinhos e o seu também.Depois de uns anos,resolveu cuidar do presépio dela,da sala foi para o pequeno quarto,e a coisa foi crescendo,cada ano inventava uma peça nova.Os turistas chegaram,e começaram então a fazer romaria na casa de D.Helena.Ficavam admirados de ver tanta belezura junta,então passaram a enviar pelo correio uma peça para o presépio,então D.Helena,não conseguiu mais desmanchar o presépio e ficou lá no pequeno quarto,para visitação de turistas.
O Presépio é interessante,pois tem as pequenas criações de D.Helena,e os objetos modernos que as pessoas enviam para ela.
Ela ficou famosa,já saiu em muitos livros e revistas.
A casa é bem simples,não tem forro,não tem quase nada...mas tem uma coisa valiosa:Ela e a ternura com que ela nos recebe.
O fogão que desmonta,é lindo,e lá sempre tem um bule de café para as visitas...rsss...
Sentamos na soleira da porta e ficamos até a noitinha,ouvindo os contos dela,mostrando as revistas e livros sobre a vida simples que leva.Tem um único filho que mora em BH e de vez em quando vem visitá-la...ah! foi muito bom conhecê-la,passamos a valorizar mais a vida...

Branco e Preto

As fotos branco e preto,talvez sejam mais autênticas ,do que as coloridas...nos vemos mais ao natural.
Essa foto,onde estou também,foi tirada no Grupo Escolar de Maripá, cidadezinha,que na década de 50 era Distrito de Lucélia-SP.

Festinha da formatura de Ginásio em Londrina(PR)...o menino no meu colo,é meu irmãozinho caçula,Paulo Sergio e as demais crianças,são primos...hoje todos casados e com filhos moços...é o tempo passa, até uva passa...rssss
Quem tem uma foto igual a essa?

Doze poses...fazíamos tantas gracinhas,ríamos para as mães que ficavam na frente fazendo graça,mas que maldade no final,davam um presente e tiravam,só para chorarmos e tirar a foto chorando....que maldade?rssss...eu era lindinha,né?
Missa de Formatura de Normal em Adamantina(SP)...olha eu ali...de vestido branco,nossa curtérrimo...belas pernas,hem Sonia?rsss...
Ah! naquela época,década de 60, era chiquérrimo fazer primeira comunhão de vestido longo e todo cheio de babados.O meu era de bordado inglês,lembro que na época, minha mãe comprou 17 metros de tecido.Fiz até uma promessa:quando eu casasse,queria que fosse o mesmo tecido.Minha mãe guardou...e não é que o vestido foi reformado e casei com o vestido da minha primeira comunhão?

sábado, janeiro 26, 2008

O Vilarejo de São Gonçalo do Rio das Pedras

Eis algumas fotos....
Lá na cidade é comum,as pessoas sentarem na soleira da porta para um "dedinho de prosa"...devem contar muitos "causos"...he!he!
Essa cachoeira é dentro da cidade...um lugar de muita paz...
A igrejinha no alto...tão lindinha...
Os fogões à lenha nessa região de Minas,são feitos em cima de uma plataforma de madeira móvel,vc pode movê-la,para onde quiser...rsss...mas cuidado com a chaminé...rsss...e o fogão é todo de pedra.

Ah! como São Gonçalo...é linda...

Na entrada da cidade,já dá para perceber o que vamos encontrar...
A bela Pousada em que nos hospedamos....
Pousada docapão...a natureza é maravilhosa...flores e mais flores...o belo casarão colonial, é lindo por dentro...
As ruazinhas,com calçamento todo em pedra...
Cachoeiras é o que não falta por lá...

E depois de um temporal medonho,a estrada de terra perigosíssima,chegamos bem de tardezinha na pequena cidade de São Gonçalo do Rio das Pedras.
Ao chegarmos,senti uma coisa diferente na cidade.É um lugar interessante,fico imaginando como alguém conseguiu começar uma cidade tão distante de tudo,difícil de chegar,com poucos sítios por perto,lugar de difícil acesso mesmo.Ah! mas que vista maravilhosa,a cidadezinha, parece que parou no tempo.
É tudo muito calmo,as pessoas ficam sentadas nas soleiras das portas,conversando até tarde,deu uma vontade louca de ficar ali para sempre.Mas como a estrada era de terra,se ficássemos mais dois dias,com certeza não teríamos como sair dali,mas queremos voltar,quando as chuvas terminarem,porque o lugar é divino.
Almoçamos num pequeno restaurante,onde comemos galetos assados...hummm...que comida maravilhosa.
Depois embaixo de chuva,ainda conhecemos algumas lojas e pessoas encantadoras.
Lá existe uma Associação de artesãs,que fundaram uma pequena fábrica de sabonetes,shampoos e cremes,feitos com sementes de árvores do cerrado mineiro.
São mulheres que um dia se uniram para jogar conversa fora,´e começaram então a pensar o que elas poderiam fazer para ajudar a sustentar suas famílias,já que a cidade não oferecia trabalho.
Foi aí que conheceram um biólogo,que morava na cidade e foi orientando-as de como poderiam produzir os sabonetes e hoje fazem os cosméticos,que são vendidos em todas as cidades mineiras.
São Gonçalo,é um vilarejo da Estrada Real,um lugar onde reina muita paz,possui um artesanato lindo,de capim,madeira e tapeçarias.E também muitas festas folclóricas.
São Gonçalo é Distrito de Serro...quem gostar de natureza,sossego e banho de cachoeiras...já sabem onde encontrar....

quinta-feira, janeiro 24, 2008

Vamos divulgar...

Flavia, Vivendo em Coma...

Este Blog, criado em Janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia, em coma vigil há dez anos e sua luta pela vida, desde que teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O que aqui escrevo, é o relato verídico dos fatos desde o acidente,ocorrido em 06.01.1998, até os dias de hoje. É um alerta sobre o perigo existente em ralos de piscinas. É um protesto contra a lentidão da justiça brasileira.

Li a história tão dramática dessa linda menina chamada Flávia.Vítima das injustiças desumanas a que estamos sujeitos.
Vale a pena divulgar a todos nossos amigos.
Não sei como colocar aqui a foto dela,mas voces poderão entrar no blog dela ,ler e divulgar para o maior número de pessoas.
Muito obrigada.

www.flaviavivendoemcoma.blogspot.com

terça-feira, janeiro 22, 2008

Saindo do Povoado de Milho Verde(MG)

Bela mineirinha...
Essa não quis sorrir,mas não me impediu de fotografá-la....
Essa gostou...e se divertiu...
Essa ficou meio "brava"...rsss...mas também não se importou...rsss..
E assim,fomos embora do pequeno Povoado de Milho Verde...
Encontramos pelo caminho essas trabalhadoras,
com lenha na cabeça...pedi para fotografá-las,uma até me disse:Será que vamos sair na Globo?
Uau...na Globo não,mas vão ficar para sempre no meu coração.

Ah! as flores...por todo o caminho...

Num pequeno pedaço de chão...lá vem as estrelinhas...
Os lírios brancos,estão em toda parte...brancos ou lilases...ou roxos....rosas talvez....
Flores secas...espeta-nariz...rsss....
Essas branquinhas...qual será o nome?
Uma boa parte da estrada,tem essas coisiquinhas maravilhosas...
Ah! meu coração fica derretido de ver tanta lindeza....

Que nomes engraçados...

Esta é a Maria,faz arranjos com sempre-vivas...
Os buquês são lindos...flores variadas...
Tem de todo jeito....
As macelas cheirosas...ah!....essa Minas Gerais...
Para sempre...Sempre-vivas...

Batemos à porta de uma senhorinha,simples, mas com um belo sorriso nos lábios.
D.Maria, levanta cedo e vai para o campo do cerrado,colher as mais lindas flores secas e capins.
Diz ela que fica às vzs o dia inteiro,para achar um "bocado" delas,pois as pessoas colocam fogo no mato,ao invés de capiná-las,é mais prático...ah! que pecado,e aí acontece os incêndios,o mato seco,o fogo se alastra rapidamente e aquilo vira pó num instante só.
Mal sabem,que estão destruindo, o que há de mais belo no cerrado,que são as pequeninas flores secas.Aquelas que D.Maria,leva o dia inteiro para colhê-las.
No fundo da casa,tem um quarto com muitas caixas e lá estão as flores que D.Maria vai separando-as, e transformando-as em pequenos ramalhetes que depois são amarrados um a um formando assim pequenos arranjos.
Cada capim tem um nome diferente,são engraçados,fui anotando tudo o que ela falou:
Capins do Vale
- capim espeta nariz
-três quinas
- sempre-viva
- jazida
- macela do campo
É um colorido fascinante...dá uma vontade louca de trazer todos os arranjos e ramalhetes.
Belezinha minha doce amiga,vai mostrando tudo o que faz...vai à procura de pequenos troncos de árvores e vai ajeitando as florzinhas,entrelaçando-as de um jeito lindo.
Fiquei apaixonada por ela...comprei muios maços de flores e quando meus amigos vem me visitar,ofereço as flores lindas do cerrado mineiro.

segunda-feira, janeiro 21, 2008

Milho Verde(MG)....

Sempre gostei de varais com roupas,todas às vzs que eu pintava um quadro rural,lá estava os tais varaizinhos,com as roupas coloridas,que nem esse da foto...
Esse moço,estava medindo a estrada e achou um filhote de pica-pau que havia caido de um ninho, após uma tempestade...e ele não sabia ao certo o que fazer com ele...só eu sabia...rsss...
Tive a té vontade de ficar com ele,mas eu estava viajando,e se a Polícia Florestal te pega com um filhote no carro,já viram o rolo que dá...rsss...mas ele era lindo...
Lá está o varal da D.Maria, a que vende e colhe as sempre-vivas no campo....
Um casarão abandonado,tão lindo, a espera de alguém que o restaure....
Milho Verde tem suas histórias...e sua vida pacata.

Em MIlho Verde tudo é lindo....





As paisagens da cidadezinha de Milho Verde,são lindíssimas...
E as casas simples enfeitam as ruas de chão batido...é tudo muito bem cuidado,as casinhas todas pintadas...

domingo, janeiro 20, 2008

E assim chegamos São Gonçalo do Rio das Pedras

Quando parava de chover,eu conseguia fazer algumas fotos,vi esse pato selvagem e fiz essa linda foto... Essa é a Pousada do Capão em São Gonçalo....linda....
Esse casal: Peter e Marcia,são os proprietários da Pousada, e Abelardo meu marido...
A Pousada é muito linda,cheia de flores e muitos pássaros....
Esses são os funcionários da Pousada do Capão, são pessoas alegres e sorridentes.

A estrada que liga Milho Verde à São Gonçalo do Rio das Pedras,é bem complicada...diria ruinzinha mesmo,existem muitos buracos e é bem escorregadia.Fomos para estrada,com muita chuva,tinha trechos tão ruins que pensávamos que não iríamos conseguir sair de lá.
E como não conhecíamos a estrada, era tudo uma surpresa mesmo.
No caminho encontramos pessoas especiais,ficava àz vzs pensando,onde morariam?
Porque lá é tudo muito deserto,é muito difícil vc ver uma casa,os povoados ficam distantes,nunca vá sem combustível no carro,porque não há Postos de gasolina,em lugar nenhum.
Depois de muitas horas conseguimos finalmente chegar na pequena São Gonçalo...
Nos hospedamos na Pousada do Capão,fomos com indicação de pessoas da minha família.
O Peter é americano e a Marcia mineira.São pessoas educadíssimas e a Pousada linda,maravilhosa, tudo muito bem cuidado por esses funcionários gentis.
À noite o Peter que é um grande Chef, preparou-nos uma massa delicadíssima acompanhado de um bom vinho tinto.
No dia seguinte,fomos conhecer a cidadezinha pitoresca...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...