Minha foto
Sou Sonia Novaes,Artista Plástica. Gosto de fotografar a natureza,os pássaros,o cotidiano. Gosto de poesias,escrevo alguns contos das viagens que faço e adoro culinária. Adoro fazer novas amizades e tenho muito carinho,por todos que conheço. Trabalho com artesanatos,cerâmica,patch sem agulha e tear manual. Confecciono colares e brincos de fuxicos. Certas palavras podem dizer muitas coisas; Certos olhares podem valer mais do que mil palavras; Certos momentos nos fazem esquecer que existe um mundo lá fora; Certos gestos,parecem sinais guiando-nos pelo caminho; Certos toques parecem estremecer todo nosso coração; Certos detalhes nos dão certeza de que existem pessoas especiais, Assim como você que deixarão belas lembranças para todo o sempre: Vinicius de Moraes

domingo, setembro 07, 2008

Mariza Zacura






Mariza entre as suas esculturas.Todas em fibra de vidro, todas tem um significado especial.
É comum ver a Mariza,procurando suas modelos pelas ruas das cidades em que visita ou mora.
De vez em quando ela passeia com as "meninas" pelas belas ruas de SP,expondo-as em diversos lugares.
Já foram expostas até na Av.Paulista em SP e foi o maior sucesso.

Minha amiga Mariza Zacura

Eis a minha amiga Escultora Mariza Zacura....
Uma das muitas esculturas que a Mariza faz....
Essa á DONANA,uma parteira alemã,foi a primeira escultura em fibra de vidro de Mariza,que se inspirou em uma pessoa da cidade onde nasceu e passou boa parte de sua vida,na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo.
Ente sombrinhas e sapatos,Mariza se realiza como artista...
O gato em fibra de vidro,
indica o ateliê da artista em Arraial D'Ajuda....
Falar dessa grande amiga e escultora Mariza Zacura,é uma honra para mim.
Conheci a Mariza na década de 90, aqui em Campinas.Eu estava realizando uma Coletiva no Banco do Brasil,quando fui procurada por ela,para avaliar seu trabalho.
Simpatizei com ela no mesmo instante.Ficamos amigas para sempre.
Na época,Mariza tinha um belo Ateliê no Condomínio São Conrado no Distrito de Souza.Marcamos um entrevista e lá fui eu, numa bela amnhã,conhecer seu espaço.
Fiquei deslumbrada com tudo que havia lá...a entrada para o ateliêr já havia uma ecultura enorme em cimento.A casa era rústica e telhado em sapé,bem original, e muito acolhedora.
Além das esculturas confeccionadas em fibra de vidro, havia tb as de bronze ,pedra sabão e pedra talco.
O trabalho da Mariza é exclusivamente baseado na figura da mulher, não a escultural como vemos normalmente,mas no charme das mulheres obesas.
Mariza valoriza a beleza feminina em suas varias atividades.As esculturas chegam a três metros de altura, além da da beleza das formas, o bom humor sempre prevalece.
A história dela é bem interessante.
Marisa é descendente de árabe e italiano.Seu pai tinha um Armazém de secos e molhados,na pequena cidade de Santa Cruz do Rio Pardo,quase na divisa de SP,com o Paraná.Foi lá que Marisa,nasceu e se criou.A inspiração das mulheres,se baseia nas "mulheres de bordel"...porquê?
Mariza conta,que quando era pequena,ficava sentada nos degraus da loja do pai,e via as mulheres passarem na calçada,todas muito bem maquiadas,vestidas com roupas alegres e coloridas.Ficava encantada de ver aquelas mulheres belas,desfilando em plena luz do dia todas enfeitadas.E que aquela imagem,ficou gravada na memória dela.Os decotes ousados,chamavam-lhe a atenção.Quando cresceu, foi ser professora e empresária,só mais tarde quando mudou-se para Campinas,onde os filhos vieram para estudar,que resolveu fazer aulas com a Escultora Cristina Roese e de lá para cá,nunca mais parou.
Resolveu então homenagear as mulheres da sua infância...além das obesas...as "meninas" da vida.
Cada escultura leva um nome das muitas mulheres que conheceu:Tuta,Dindinha,Marianita,Catarina e vários outros nomes engraçados.A cada uma delas,deu forma e humor...os vestidos coloridos, os decotes ousados,muitas vzs aparecendo o bico do seio ,são representados com graça em suas esculturas.
É uma artista conhecida no Brasil e Exterior,já perdeu a conta de quantos prêmios recebeu em suas exposições.Hoje mora em Arraial D'Ajuda,numa vila de pescadores e tem atelier na estrada que vai para Trancoso.Uma das esculturas que mais gosto,é a DONANA,uma escultura enorme,que era uma parteira na cidade de Sta.Cruz.Mariza conta,que ficava sentada na porta e via a tal da Donana passar com uma maleta preta e sempre apressada.Perguntava para mãe,quem era a mulher e o que havia dentro da mala preta.E a mãe para brincar com ela,dizia que a mulher era parteira e dentro havia criancinhas.Diz ela que nunca esqueceu a tal da história.E a primeira escultura que fez em fibra de vidro,homenageou a tal parteira que carrega no braço,uma bolsa com crianças dentro...kkk....
A Mariza esteve aqui em casa há 15 dias atrás e nos divertimos,lembrando a época boa das exposições que eu realizava aqui em Campinas.Ela é muito engraçada,rimos à valer...
Ela possui um site...quem quiser ver toda sua obra acesse:www.meninasdezacura.com.br

Presentes de Deus






Sexta-feira(dia 05-09-08) estava uma tarde encantadora...aproveitei para fazer essas fotos,um presente de Deus.
Embora não tenhamos chuva,há quase três mêses,o verde que impera é deslumbrante.
Fiquei à espera da garça que habita a lagoa,mas ela erguia a cabeça e na hora da foto ela abaixava...rsss...então com garça ou sem garça,ainda sairam essas coisas lindas.

sexta-feira, setembro 05, 2008

Os anos se passaram...

Minha mãe era linda e meu pai um belo rapaz de olhos verdes...
As primas de minha mãe...
Minha mãe (a primeira da direita para esquerda)quando foi lecionar numa fazenda perto de Marília em 1947....
Minha Tia Aninha, irmã mais velha de minha mãe (a primeira da esquerda para direita na frente)....faleceu com 21 anos de idade...vítima de febre tifóide,numa epidemia que deu na década de 40 em Itú(SP)...era uma linda moça e acabara de se formar para professora no Colégio Patrocínio de Itú.
Antigamente ,usava-se tirar fotos de doze poses....essa sou eu...

Não resisto à fotos antigas...
Essas foram escolhidas entre tantas que tenho...
A foto do casamento de meus pais,realizado em 20 de janeiro de 1949 na Catedral Metropolitana de Campinas é a que mais gosto.
Porque meus pais eram lindos,já foram embora...papai há 19 anos e mamãe há seis...deixaram muitas saudades e herdamos deles,a união entre irmãos, a bondade e a honestidade...virtudes que poucos têem hoje em dia.

quarta-feira, setembro 03, 2008

100 Anos de Imigração Japonêsa no Brasil

As homenagens ao 100 Anos De Imigração,continuam em muitas cidades do Brasil....essa matéria do jornal,saiu hoje no Correio Popular em Campinas...03/09/08....
Exposição de fotos ,objetos e vestimentas,realizadas no mês de junho em Lucélia(SP)....
Fotos dos Imigrantes japonêses para a cidade de Lucélia(SP).....
Meu pai Isaac Guimarães Novaes(primeiro da esquerda para a direita em pé) era Vereador em Lucélia e naquela época,havia também uma grande quantidade de descendentes de japonêses que também exerciam o mesmo cargo...Dario Ushiro e Taro Misutori.
O primeiro Templo Budista em Lucélia.
A região da Alta Paulista continha uma Comunidade Extensa de Imigrantes Japonêses,que foram para lá na década de 40 para trabalhar na lavoura.Ficaram muitos anos por lá,os filhos quando cresceram foram estudar fora e aos poucos muitos pais mudaram para perto dos filhos,mas hoje ainda há muitos descendentes por lá,mas foram também casando com brasileiros .
Bastos é uma cidade onde se concentram muitos japonêses e a cidade vive praticamente de muitas granjas e por isso é conhecida como a cidade do Ovo.

segunda-feira, setembro 01, 2008

O encontro com a Mai






Essa graça de menina é a Mai...
Hoje à noite(01/09/08) foi a Abertura da exposição dela e de mais dois amigos,na Casa do Lago(UNICAMP) aqui em Campinas.
Uma homenagem aos 100 anos da Imigração Japonesa.
O trabalho da Mai era de fotografias,uma série de fotos de sementes de romã...por sinal muito interessante.A Mai é formada em Artes Plásticas,é tímida e talentosa.
A exposição abriu hoje e vai até o dia 11/09 vale a pena conferir.Amanhã (02/09) às 9:30, os artistas estarão à disposição para um bate-papo,quem puder ir,poderá se dirigir até a Casa do Lago,que fica dentro da UNICAMP.
Conheci a mãe dela pelo orkut e a filha pessoalmente e assim vou levando minha vida,sempre encontrando pessoas prá lá de especiais....
Parabéns Mai pelo trabalho tão bonito e por voce ser uma pessoa tão especial...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...