- .
- Sou Sonia Novaes,Artista Plástica. Gosto de fotografar a natureza,os pássaros,o cotidiano. Gosto de poesias,escrevo alguns contos das viagens que faço e adoro culinária. Adoro fazer novas amizades e tenho muito carinho,por todos que conheço. Trabalho com artesanatos,cerâmica,patch sem agulha e tear manual. Confecciono colares e brincos de fuxicos. Certas palavras podem dizer muitas coisas; Certos olhares podem valer mais do que mil palavras; Certos momentos nos fazem esquecer que existe um mundo lá fora; Certos gestos,parecem sinais guiando-nos pelo caminho; Certos toques parecem estremecer todo nosso coração; Certos detalhes nos dão certeza de que existem pessoas especiais, Assim como você que deixarão belas lembranças para todo o sempre: Vinicius de Moraes
terça-feira, junho 30, 2009
segunda-feira, junho 29, 2009
No Mercadão de Pouso Alegre-MG
Virgem Maria,já pensou quando chegar o queijo?
Os caipiras indo para a feira....
Esse é ótimo...vai vender a galinhada na feira...eita nóis....rsss...
Affff!!!que delícia....
Lá tem de tudo que vc imaginar...desde fumo de corda,aos mais deliciosos queijos e com preços ótimos.
Esse final de semana estivemos lá,aproveitei para fazer umas fotos.
Achei essas esculturas em argila de um artista de Passos.Achei-as interessantes,porque retratam a vida do homem do campo.
Ainda é comum vermos nas cidades mais antigas de Minas,pessoas que passam de porta em porta,carregando um cabo de vassoura,com várias galinhas penduradas...vivas...afff!!!coitadas.
Igual ao da foto...e também vendem ovos e verduras nas portas.Em Pouso Alegre,embora seja uma cidade de 100.000mil habitantes,ainda vemos essas coisas.Eu adorava comprar verduras na porta,vinham fresquinhas,pois os vendedores colhiam bem de manhãzinha..
Ah! a vida em cidades pequenas é bem mais saudável,bem melhor que a cidade...
quinta-feira, junho 25, 2009
O pão nosso de cada dia
Era uma vez....
uma misturinha de leite ,farinha , fermento,ovos,sal e açucar...todos unidos formaram uma bela massa....
Depois de sovada,veio a parte mais gostosa...a de enrolar os pães....
um ao lado do outro,como uma grande família...depois embrulhados com um pano bem quentinho,começaram a crescer...a crescer....e foram levados para o forno...
um ao lado do outro,como uma grande família...depois embrulhados com um pano bem quentinho,começaram a crescer...a crescer....e foram levados para o forno...
Um final feliz.....
Cresci vendo minha mãe fazer pão feito em casa...
Lembro que ela fazia de todo jeito...doce,salgado,recheado...depois de crescido ia para um grande forno de cimento,que tínhamos no quintal.
Até pouco tempo ele ainda resistia,embora a chácara não seja mais nossa.Depois voltei lá,e vi apenas um monte de tijolos desfeitos alojados num canto...que pena,mal sabiam os novos proprietários, que aquele forno tinha sido tão valioso um dia.
Quantos assados,quantos pães,quantos peixes,quantas leitoas foram assados ali.
Foi muito triste vê-lo amontoado no chão...perdeu-se toda uma história vividas por nós,que pena.
Mas aprendi a fazer pão com minha mãe.Como era bonito ver mamãe preparar a massa,com todos aqueles ingredientes,quase todos produzidos em nossa chácara,depois de crescidos
,vinha a hora gostosa,aquela de amassar ,lembro da mãmãe bater a massa na mesa,ia e vinha com a massa,puxando pra lá e prá cá...como se estivesse passsando uma roupa...estica daqui,estica de lá e logo a massa soltava um mundão de bolhas...era o ponto desejado.
Depois ela dividia a grande bola em vários pedaços,e tirava três menores:um para mim,um para meu irmão Isaac e outro para minha irmã Carlota.
Todos nós juntos,íamos olhando como mamãe fazia para enrolar os pães.Fazia uma grande tira,depois achatava-a com a mão fechada e depois,puxava e esticava a massa e ia formando os pães...ah! como era lindo ver toda essa confusão e finalmente lá estavam os pães todos enrolados um ao lado do outro iam para a assadeira e colocados para crescer.Se o dia fosse ensolarado,as assadeiras iam para o sol,cobertas com um pano alvo.Num minuto cresciam e iam direto para o forno que já estava quente à espera daquelas coisas deliciosas.E lá ia também nossos três pãezinhos juntos com os belos pães que mamãe fazia.
Só que a nossa massa não ficava tão branca como a da minha mãe..era um tanto encardida....kkkk...porque além de amassarmos na mesa,de vez em quando escorregava e ia para o chão,achávamos graça em tudo e depois ainda comíamos e achávamos uma delícia...pão integral....kkkk...de sujeirinha....rssss....como era bom ser criança.
E assim passo a receita para voces,com muita alegria,lembrando os velhos tempos da minha infância querida.
Pão de liquidificador
2 copos de leite morno(medida rtequeijão)
3 tabletes de fermentos biológicos
1/2 copo de óleo
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
3 colheres de sopa de açúcar
3 ovos inteiros
Farinha o suficiente...
Bater todos os ingredientes no liquidificador com excessão da farinha de trigo.Colocar numa bacia e juntar a farinha.Leve para a mesa para sovar a massa.
Faça os pães,coloque para crescer e asse em forno médio.
Depois de crescidos,passar gema por cima e assar.
Dão 3 pães médios,como os da foto.
quarta-feira, junho 24, 2009
Restaurante Rosfrios...em Piracicaba.
Vejam que graça de família de porquinhos....
Restaurante típico Alemão....
Rosfrios....
O jardim é muito bonitinho...cheio de plantas coloridas...
Rosfrios....
O jardim é muito bonitinho...cheio de plantas coloridas...
Ontem meu marido e eu fomos almoçar num restaurante de comida alemã em Piracicaba.
Pertence a um casal de amigos:Ana Luisa e Beto.
O restaurante fica ao lado do Frigorífico que pertence à eles,no Distrito Industrial.
Comemos um joelho de porco delicioso...depois fomos à lojinha que vende produtos fabricados por eles .Acabei comprando mostarda e salames...adorei a coleção de cachaça mineira que eles tem por lá.
Quem fôr para Piracicaba ,não deixe de ir lá degustar uma boa comida alemã...vele a pena conferir.
terça-feira, junho 23, 2009
Amigas no aniversário da Cinara
quarta-feira, junho 17, 2009
terça-feira, junho 16, 2009
Assinar:
Postagens (Atom)