Minha foto
Sou Sonia Novaes,Artista Plástica. Gosto de fotografar a natureza,os pássaros,o cotidiano. Gosto de poesias,escrevo alguns contos das viagens que faço e adoro culinária. Adoro fazer novas amizades e tenho muito carinho,por todos que conheço. Trabalho com artesanatos,cerâmica,patch sem agulha e tear manual. Confecciono colares e brincos de fuxicos. Certas palavras podem dizer muitas coisas; Certos olhares podem valer mais do que mil palavras; Certos momentos nos fazem esquecer que existe um mundo lá fora; Certos gestos,parecem sinais guiando-nos pelo caminho; Certos toques parecem estremecer todo nosso coração; Certos detalhes nos dão certeza de que existem pessoas especiais, Assim como você que deixarão belas lembranças para todo o sempre: Vinicius de Moraes

quarta-feira, abril 21, 2010

Duas amigas inesquecíveis

Receita de Bolo da D.Josefa....
D.Josefa


Minha amiga Margareth...
Margareth e eu nos conhecemos num Colégio de freiras onde éramos internas,na cidade de Adamantina(SP) no ano de 1969.
Estudávamos na mesma classe...primeiro colegial.
Nunca esqueci aquele colégio e quem esquece colégio interno...kkkk...jamais.
Quando entrei para o Colégio,a Guetti(apelido)...já estava lá há muitos anos,me parece que entrou para fazer o primário.
Éramos em muitas meninas,as mais velhas éramos nós,que já estávamos fazendo o colegial.
Depois que nos formamos,nunca mais nos encontramos...eu vim para fazer Faculdade aqui em Campinas e não voltei mais.Meus pais moravam numa cidade perto:Lucélia...ficaram lá muitos anos.
Margareth e eu nos reencontramos pelo orkut há três anos atrás.
Hoje ela mora em Campo Grande(MS)e,quando entrei em contato com ela,veio aqui em Campinas na mesma semana...foi muita emoção rever uma grande amiga depois de 36 anos...uau.
Sem contar que depois que saiu da cidade de Irapuru,veio morar aqui perto de mim e eu nem sabia:Monte Mór..cidade em que nasceu minha mãe,pôde?
Começamos então a relembrar a época boa de internato...
Lembro como se fosse hoje...quando entrei para o Colégio,a Ir. que dirigia o internato(coitada)Ir.Consolata,era pequenina e magrinha...bem ligeirinha...boazinha...eu gostava dela.
Me levou para a sala de estudo para apresentar as internas...parece que estou revendo a cena...
Estava comigo uma menina de Panorama,a Marilda que tb estudou comigo,nós duas éramos as novatas daquele ano.
Então a Ir. foi apresentando uma a uma,quando chegou na Margareth e na Marcia,disse assim:essas duas aqui,são boazinhas,mas não gostam muito de estudar,vivem dormindo no banheiro na hora de estudo.
Pronto...ficou pra sempre...rsss...
Lembro que elas fizeram uma cara tão feia...que comecei a rir sem parar...gostei dela,a partir daquele momento.
A Margareth sempre foi sonhadora,quietinha...bem alta..eu era baixinha...mas depois reconheci que adorava dormir no banheiro com uma almofadinha que ela tinha...lembro tb que a irmã procurava a Marcia(que tb era do Mato Grosso) e a Guetti por todas portas dos banheiros,que eram muitos...ia abaixando e vendo se via os pés,quando elas percebiam a presença da Ir. subiam no vaso...kkk...era muito divertido.
A Guetti era mais assentada,mas a Marcia...era danada...
Eu digo assim,porque vcs imaginam,um bando de mulheres de todas as idades...só aprontavam...não tinha como.
Comigo era a implicancia da saia curta.Tínhamos dois uniformes,que depois disso,nunca mais coloquei vermelho...rsss...saia azul turquesa de três pregas...era a mais bonitinha...e a outra vermelha..blusa branca...ficavam penduradas nos cabides dos banheiros.No final da semana eu ia para casa...mandava minha mãe suspender a barra da saia...chegava no colégio era um auê...as mais encrenqueiras corriam para falar para a Irmã que a minha saia estava mais curta que a delas...quando eu voltava das aulas,pegava a saia e lá estava a barra abaixada de novo...rss...e foi assim durante os anos que fiquei lá...
Mas,quero contar essas histórias outro dia...
Voltamos ao assunto que me trouxe aqui hoje...
Um dia fui passar o final de semana na casa da Guetti em Irapuru...
Até hoje eu me lembro...
Fomos de trem(somos da época maravilhosa deles),quando chegamos na casa dela...a mãe dela a doce D.Josefa,estava batendo um bolo,na mão...nunca esqueci daquela senhora...
Ela ali no cantinho dela,virava a massa e virava,,,colocou para assar...acho que nunca comi um bolo tão saboroso...pedi a receita no ato...depois quando cheguei em casa,passei para meu caderno de receitas...vejam a foto.
Essa receita já correu o mundo inteiro...e com o nome dela gravado.
Nunca mais a encontrei..só por foto...vejam que linda,a mãe da minha amiga querida.
Quis contar aqui no meu blog,porque acho que amizades assim são únicas e que os mais jovens precisam saber que um dia tivemos a felicidade de viver uma época tão boa em nossa vida,onde o respeito ao próximo era coisa sagrada.E que tínhamos afeto e muito amor também pelos idosos,hoje bem diferente a maneira como são tratados.
E ofereço essa passagem tão linda da minha vida,à voce minha querida amiga Margareth e a doce D.Josefa ,a minha gratidão por ter me recebido tão bem em sua casa e que acabou me presenteando com essa relíquia de receita que já percorreu o mundo inteiro e quem a fez,adorou.
Muito obrigada meu Deus,por tê-las conhecido...
Sonia Novaes
Bolo Dourado
(D.JOSEFA)
2 ovos
2 copos de açúcar
2 copos de farinha de trigo
1 copo de maizena
1 copo de leite
1 colher(chá) de fermento em pó
2 colheres de (sopa) de manteiga
Bata o açúcar e a manteiga até virar um creme,coloque o leite,maizena,farinha,claras em neve,gemas,baunilha e por último o fermento.
Forno quente.

6 comentários:

Flora Maria disse...

Vou experimentar, mas o que vale é a mão da pessoa e não a receita...

Só estranhei a gema ser colocada depois das claras, e não batida com o açúcar e a manteiga, como é tradicional.

BEijo

VERA LÚCIA disse...

Oi Sonia ! Somente hoje tive uma folguinha para ler a sua linda história com sua amiga e a mãe dela. Muito bonita mesmo. Acho que somente pessoas da nossa geração têm hoje histórias assim tão comoventes para contar e guardar no coração pela vida toda. Pena que os jovens hoje sejam diferentes, mas, como eles dizem, a fila anda... rsrsrs
Beijos e ótimo fim de semana. Vera

. disse...

Flora

Foi assim que ela me ensinou e deu certo.
Fica um bolo muito fofinho...
Bjs

. disse...

Vera

Nossa geração tem muitas histórias para contar,não?
É que tivemos sorte de nascer numa época em que não havia TV e nem computador para atrapahar.Então tivemos infância marcante....
Bjs

dalila disse...

Sónia fiz este final de semana este bolo e ficou maravilhoso, apenas pôs unas raspas de limão.Obrigada por partilhar.Beijos
Dalila

. disse...

Dalila

Nossa que saudades de vc...
Manda notícias...
esse bolo é tão bom,quanto a amizade que tenho pelas minhas amigas queridas...
Volte sempre...
Bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...