Minha foto
Sou Sonia Novaes,Artista Plástica. Gosto de fotografar a natureza,os pássaros,o cotidiano. Gosto de poesias,escrevo alguns contos das viagens que faço e adoro culinária. Adoro fazer novas amizades e tenho muito carinho,por todos que conheço. Trabalho com artesanatos,cerâmica,patch sem agulha e tear manual. Confecciono colares e brincos de fuxicos. Certas palavras podem dizer muitas coisas; Certos olhares podem valer mais do que mil palavras; Certos momentos nos fazem esquecer que existe um mundo lá fora; Certos gestos,parecem sinais guiando-nos pelo caminho; Certos toques parecem estremecer todo nosso coração; Certos detalhes nos dão certeza de que existem pessoas especiais, Assim como você que deixarão belas lembranças para todo o sempre: Vinicius de Moraes

quinta-feira, novembro 17, 2011

Minhas roseiras se recuperando

Olhem só o pé de boldo...
O que as formigas cortadeiras fizeram nas minhas roseiras...
Primeiro botão,depois da recuperação...
As roseiras crescendo...
Um dia quando cheguei na chácara,quase surtei,minhas roseiras plantadas com tanto carinho por mim,estavam "peladas"...as formigas haviam feito um estrago à noite.Perdi todas as mudas...chorei,porque elas estavam lindas.
Lembrei que uma vez,alguém havia me falado que formigas não gostavam de cheiro forte.
E como todos voces sabem,que na minha chácara,não entra veneno de espécie nenhum.Comecei então a pensar,o que eu poderia colocar ali,para afastá-las.
Coloquei calcáreo,mas mesmo assim,elas não se intimidarão e foi passeando pelo pomar que vi o pé de boldo,peguei uns galhinhos e coloquei entre os galhos da roseira e fiz isso também no pomar,laranjeiras e ponkãs que elas haviam devorado as folhas.Esperei...esperei...e não é que deu certo?
As roseiras brotaram novamente,as laranjeiras,nasceram folhas novas e acabei recuperando tudo o que as danadinhas haviam destruido.
Meu jardim,floriu novamente,as laranjeiras estão viçosas e com frutos.Resolvi plantar boldo em toda chácara.Mesmo com toda seca que atravessamos,eu ia lá todos os dias e molhava todos os pés.
Eis o resultado...voltaram a viver novamente.
O boldo além de um santo remédio para o estômago,é um santo remédio para combater formigas.Suas flores são lindíssimas e atraem muitas abelhas e beija-flores.
Podem testar...mesmo que vc só enfie,as folhas entre os galhos,resolve também...palavra da especialista...rsss..
E viva a Natureza...xô venenos.

10 comentários:

Nane Cabral disse...

Olá querida, fico feliz que suas roseiras estão bem e lindas. Beijinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

. disse...

Nane

E viva as rosas...
Bjs

Mari Souza disse...

SONIA,QUE LEGAL ESTA IDEIA DO BOLDO,NA MINHA HORTA TENHO VÁRIOS PÉS PLANTADOS.AQUI É RARO APARECER FORMIGA CORTADEIRA PELO MENOS NO MEU JARDIM MAIS QDO APARECEM FAZEM O MAIOR ESTRAGO...TBM NÃO GOSTO DE USAR VENENO POR AQUI ,MAIS DEVO CONFESSAR QUE QDO SE TRATA DESTAS FORMIGAS NÃO TEM JEITO ACABO APELANDO PRA AQUELES GRANULADOS ... VIVENDO E APRENDENDO NÉ VOU FAZER COMO VOCÊ ENSINOU VOU PLANTAR BOLDO JUNTO COM OS MEUS ARVOREDOS E FLORES ... PELA TUA FOTO ME PARECE SER O BOLDO TRADICIONAL SERÁ QUE O CHILENO QUE DÁ MAIS RASTEIRO TBM DÁ O MSM RESULTADO? BJS AH SE TU TENS ALGUMA DICA PARA ACABAR COM OS CUPINS AGRADEÇO POIS AQUI JÁ PERDI MTS ÁRVORES POR CAUSA DESTES PESTINHAS SEM FALAR AS CRATERAS QUE FICAM NO MEU GRAMADO CADA VEZ QUE EU TENHO QUE RETIRAR SUAS COLONIAS...OLHA NUNCA VI TANTO CUPINZEIRO COMO AQUI EM CASA JÁ CHEGUEI A RETIRAR UNS 10 DE UMA SÓ VEZ (TODOS ENORMES) NO GRAMADO MAS O PIOR É QDO ELES FICAM NAS RAIZES DAS ÁRVORES COITADINHAS COMEÇAM A DEFINHAR AÍ VOU VER SÃO ESTES PESTINHAS FAZENDO A FESTA.... BJS

. disse...

Mari

Veja que interessante.
Uma das minhas irmãs lá em Avaré,tinha vários pés de boldo do chile.Um dia percebeu que embaixo dos pés de laranjeiras,havia panelas de formigas imensas e à noite elas faziam a festa no pomar.
Mandou o jardineiro arrancar todos os pés de boldo,eu mesma presenciei isso,nunca vi tanta formiga.
Porque aquele boldo não tem cheiro forte como tem o boldo tradicional.
Vamos fazer um teste.
Pegue folhas do boldo tradicional e bata no liquidificador com u, pouco de água,para ficar uma papinha rala.
Jogue sobre o cupinzeiro,de uns talhos no meio dele e jogue essa mistura,coloque também umas folhas sobre ele.
Quem sabe resolve e nós duas mataremos um coelho com uma cacetada só....rsss.
E se der resultado vamos espalhar a notícia no mundo inteiro,o que vc acha?
Mas lembre-se,boldo Chile não resolve....só o brasileiro...kkk...
Para quem é Chileno,não leve à mal,...é brincadeira.O boldo do Chile também é um ótimo remédio,mas não para as formigas cortadeiras que adoram fazer ninho debaixo das toceiras.
Bjs

Flora Maria disse...

Sonia do Céu, será que você descobriu a pólvora novamente ???

Tenho muitos pés de boldo por aqui e vou fazer esse teste, pois as cortadeiras já me fizeram chorar muitas vezes...
Beijo

. disse...

Flora Maria

Palavra da especialista....rsss..
Para mim deu certíssimo,faça isso...rapidinho,todo dia vou lá na chácara espiar e fotografar,até minhas laranjeiras se recuperaram.Vou ver onde estão as fotos delas para voces verem.
Bjs

Joana disse...

Primeiro quero dizer que adoro tuas fotos. Transmitem paz e amor. Eu não sabia do boldo, é bom saber porque lá no meu sítio também não entra veneno e vivo em busca de repelentes naturais. Mais um que aprendi. Com certeza a plantação de boldo vai se alastrar por todo canto. Bjs
Joana

. disse...

Joana

Pode fazer que dará certo,plante um galhinho em volta,voce verá como funciona.
As flores do boldo,atraem os beija-flores e abelhinhas...
Vivendo e aprendendo...
Bjs

Eder Amaral disse...

planta tagete anã, espantam formigas, a planta é conhecida como cravo de defundo exatamente por isso, são plantadas a beira de túmulos p afugentar formigas...tenho muitas sementes posso te mandar. bye

Eder Amaral disse...

planta tagete anã, espantam formigas, a planta é conhecida como cravo de defundo exatamente por isso, são plantadas a beira de túmulos p afugentar formigas...tenho muitas sementes posso te mandar. bye

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...